O projeto “É de Coração” ajuda os enfermos a enfrentarem o tratamento na Unidade de Oncologia
Conforto, carinho, dedicação e doação. Essas são palavras que descrevem bem a parceria entre voluntárias e colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que entregam almofadas a pacientes da Unidade de Oncologia do Hospital de Base. Nesta sexta-feira (23/10), mais 20 unidades foram doadas pelo projeto “É de Coração”.
Dona Eloilde de Assis Santos, internada há dois meses para tratamento de câncer de mama, foi surpreendida com o presente. Segundo ela, que nasceu em São Raimundo Nonato (PI) e mora em Brasília há 11 anos, esse tipo de ação ajuda na luta contra a doença. “Deixa a gente com a auto-estima elevada, mais feliz”, contou. “É muito importante o que eles fazem, pois nos dá forças para continuar o tratamento”.
Pelos corredores do 10º andar do HB, as enfermeiras Priscila Simões e Raíssa Monteiro, ao lado da técnica de enfermagem Jaqueline Alves, entravam de apartamento em apartamento e entregavam as almofadas em forma de coração. “É um pouco mais do que apenas atendimento hospitalar”, definiu Priscila. “A gente oferece atenção e conforto na hora da dificuldade. Fazemos com carinho, sempre pensando neles”.
É DE CORAÇÃO
O projeto foi criado em 2019 e o nome é uma curiosidade. Como nenhuma das seis mulheres que trabalham na iniciativa jamais teve câncer, tudo que é feito “é de coração”. “Não existe um sentimento de agradecimento por ter vencido a doença ou coisa parecida. A gente apenas pensou em ajudar quem passa por uma fase sofrida”, contou a empresária Lina Almendra, uma das idealizadoras do projeto.
Almendra informou que até hoje já foram doadas cerca de 800 almofadas a pacientes do HB e de outros hospitais do DF. “Nos deixa alegre saber que o que fazemos com tanto carinho chega às mãos de quem precisa em uma fase sofrida”, disse. “Nossa preocupação é sempre o conforto das pacientes”.
Reportagem: Ederson Marques -Ascom Iges-DF
Fotografia: Davidyson Damasceno -Ascom Iges-DF