Iges realizou mais de 14 mil atendimentos de ouvidoria em três anos

Iges realizou mais de 14 mil atendimentos de ouvidoria em três anos

Aumentou o nível de satisfação da sociedade com o serviço de ouvidoria, de 68% em 2019 para 72% em 2020

Thaís Umbelino

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) comemora o Dia do Ouvidor, nesta terça-feira (16), com a marca de 14.290 atendimentos prestados pela Assessoria de Transparência e Ouvidoria, entre janeiro de 2018 e março de 2021. Os registros correspondem a uma média de 85 respostas semanais aos cidadãos.

Ouvidoria é canal permanente entre a sociedade e o Iges-DF

Esses números reforçam a missão da Assessoria de Transparência e Ouvidoria do Iges-DF, ligada à Controladoria Interna, de ser um canal permanente entre a sociedade e o instituto. “Nossos objetivos são fortalecer essa relação, colaborar para a correção de procedimentos, realinhar estratégias e propiciar soluções de conflitos”, ressalta Nathalia de Pina, assessora da Assessoria de Transparência e Ouvidoria do Iges-DF, que é interligada à Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF).

Cresce satisfação dos usuários

Uma pesquisa da Assessoria de Transparência e Ouvidoria do Iges mostra que aumentou a satisfação da sociedade quanto às respostas dadas pelo instituto. Em 2020, nas 5.780 demandas respondidas, 72% dos cidadãos ficaram satisfeitos com o serviço de ouvidoria. Em 2019, esse índice foi de 68%. Já em 2021, o número registrado até março chegou a 70%.

Entre os pontos mais abordados pelos cidadãos estavam condutas de colaboradores e pedidos de agendamentos de consultas, exames e cirurgias.

A analista administrativa Fernanda Araújo é uma das responsáveis por responder às solicitações que chegam à Assessoria de Transparência e Ouvidoria do Iges tanto por meio do Sistema OUV-DF quanto pelo Canal de Denúncias do próprio instituto. A cada demanda, a equipe tem o prazo de até 20 dias úteis para responder. Ao enviar o retorno, é emitida também uma avaliação automática sobre o atendimento prestado ao cidadão.

“Isso nos permite ser um canal de comunicação aberto e objetivo, capaz de apresentar sugestões de melhorias em relação ao funcionamento da instituição, à conduta de colaboradores e aos serviços gerais prestados à população”, enfatiza Fernanda.

Como falar com a Ouvidoria

O serviço de ouvidoria do Iges-DF é integrado à Central de Atendimento do Governo do Distrito Federal. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias aos órgãos do GDF.

Na área da saúde, são atendidas questões como o atendimento nas unidades da rede pública, os serviços prestados pela equipe médica, o agendamento de consultas, cirurgias e exames, o combate à dengue e a fiscalização da Vigilância Sanitária.

Para enviar uma manifestação, basta acessar o site da Ouvidoria do GDF ou telefonar para o 162 (ligação gratuita). O atendimento também é feito presencialmente no térreo do Hospital de Base e no térreo do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). No site do Iges-DF, há um banner na página principal que direciona para o site da Ouvidoria do GDF. O serviço funciona 24 horas.

Canal de Denúncias

Para oferecer maior transparência, o Iges-DF também instaurou um canal de denúncias próprio, seguindo um dos pilares do Programa de Integridade, pautado na Lei nº 6.112/18. O cidadão pode registrar sua demanda pelo site do instituto.

Edição: Marina Mercante

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