Hospital de Santa Maria adota “prontuário afetivo” nas UTIs

Hospital de Santa Maria adota “prontuário afetivo” nas UTIs

Fichas com características pessoais dos pacientes contribuem para melhorar a relação entre a equipe interdisciplinar

Thaís Umbelino

Foto de arquivo/Ascom IGESDF
Karla Jordana e Wendel Morais, psicólogos hospitalares do HRSM

Com o intuito de humanizar ainda mais o atendimento dos pacientes que chegam à Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) Covid-19 do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a equipe de psicologia adotou o “prontuário afetivo”, uma ficha que identifica os pacientes pelas preferências, hábitos, sonhos e personalidade de cada um.

Assim, os profissionais utilizam as informações contidas para conversar com os pacientes, mesmo quando estão sedados, durante a realização de procedimentos no leito, proporcionando um atendimento mais caloroso e próximo em meio a um cenário crítico.

O projeto foi inspirado em iniciativas já lançadas em alguns hospitais pelo Brasil, inclusive no Hospital de Base (HB), que também é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). Porém, a ficha foi adaptada à realidade do HRSM para resgatar a identidade do paciente que está sendo cuidado pela equipe, evitando que não seja tratada somente pela doença, nome e data de nascimento.

“O paciente nunca é só um paciente, ele é o amor da vida de alguém, é o pai, é a mãe, o filho, tem família, profissão, desejos e prazeres. É uma pessoa com uma história, que merece ser contada e respeitada”, declara Wendel Morais, psicólogo hospitalar.

O prontuário afetivo é anexado ao lado da ficha de cadastro do paciente, acima do leito. No caso de uma dos pacientes internado na UTI Covid-19 do HRSM, o homem é descrito como churrasqueiro, devoto de Nossa Senhora Aparecida e flamenguista. Ele adora fazer churrasco, é forte, alegre, comunicativo e de muita fé.

Wendel Morais esclarece que, com os pacientes sedados e intubados, a realização da proposta só é possível a partir da participação dos familiares, responsáveis por passar os dados pelo teleatendimento. “A conversa sempre flui com leveza e muita alegria por falar de quem se ama”, finalizou.

Edição: Ailane Silva

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Leia Também:

Compartilhe esta notícia pelo:

Jucier Hair Designer

Com mais de história 36 anos de história localizado no edifício Radio Center, o salão de beleza Jucier Hair Designer preza pelo melhor atendimento aos seus clientes, realizando serviços como :

  • Cabelo : corte, escova, progressiva, tintura e mechas;
  • Unha : pé e mão ( em conjunto);
  • Depilação : axilas, contorno cirúrgico, meia perna e perna completa;
  • Sobrancelha : design simples.‌‌


Benefício
: 20% de desconto aos colaboradores do IgesDF

Corte:
Masculino: De R$ 45,00 por R$ 36,00
Feminino: De R$ 75,00 por R$ 60,00

Escova:
Curta: De R$40,00 por R$32,00
Média: De R$ 45,00 por R$36,00
Longa: De R$55,00 por R$44,00

Químicas:
Progressiva: De R$250,00 por R$200,00
Tintura: De R$ 180,00 por R$ 144,00
Mechas: De R$ 280,00 por 224,00

Unha:
Pé e mão – De R$45,00 por R$ 40,00

Depilação :
Axilas: De R$30,00 por R$ 24,00
Contorno cirúrgico: De R$ 60,00 por R$ 48,00
Meia perna: De R$ 40,00 por R$ 32,00
Perna completa: R$50,00 por R$ 40,00

Sobrancelha :
 Design simples – De R$ 45,00 por R$36,00

Telefone: Clique aqui
Endereço: Srtvn 702 bloco p loja 109 – Asa Norte – Ed Brasilia Radio Center.