Gestores do Hospital de Base (HB), do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das seis unidades de pronto atendimento (UPAs) participaram, nos dias 13, 14 e 15 de julho, do Workshop de Gestão Documental, Gestão de Ocorrências e o Manuseio do Sistema MVGE. O treinamento foi promovido pela Gerência de Qualidade, com apoio do Núcleo de Educação Corporativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).
“Os treinamentos fazem parte do compromisso com o desenvolvimento das competências e habilidades, compartilhadas e assumidas na rotina de trabalho dos gestores do IGESDF, para que possamos garantir a segurança das informações, aperfeiçoar a aplicação de recursos, controle efetivo dos processos e dar suporte para a tomada de decisões, padronizações, fluidez e assertividade nas implementações de boas práticas assistenciais e administrativas”, afirma a gerente da Gestão do Conhecimento e Humanização do IGESDF, Larissa Miriam.
O workshop foi realizado no Laboratório de Informática da Biblioteca do HB e no Espaço Digital do HRSM. No tópico Gestão Documental, foi abordado o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de informações. Já na Gestão de Ocorrências os gestores aprenderam sobre o processo interno de qualidade, que proporciona o acompanhamento automatizado da evolução de todas as etapas das rotinas, processos e não-conformidades.
Para a definição dos assuntos tratados na oficina, a gerente da Qualidade, Marina Monteiro Rocha Nogueira, afirma que foram levadas em consideração as dúvidas e anseios dos gestores que encaminharam demandas solicitando treinamento, já que eles precisam lidar com inúmeras tarefas cada vez mais desafiadoras na rotina de trabalho. Também foi levada em consideração a necessidade no atendimento às legislações quanto à confecção dos documentos estratégicos e a manifestação dos gestores nas ocorrências.
Jaqueline Albuquerque, chefe de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRSM, relara que foi muito bom participar do aperfeiçoamento abordando o tema Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente. A temática foi passada com segurança e domínio pela equipe, que trouxe conceitos necessários para o entendimento de segurança do paciente, com didática interativa. “É muito bom saber que trabalho em uma instituição engajada na segurança do paciente e que sensibiliza seus gestores e colaboradores cada vez mais”, afirmou.
A Gerência de Qualidade através dos Núcleos da Qualidade e Segurança do Paciente e a Gerência da Gestão do Conhecimento e Humanização, por intermédio dos Núcleos de Educação Corporativa e Educação Permanente, estão empenhados para que todos os Gestores do IGESDF realizem as oficinas, que acontecerão de forma contínua, conforme cronograma estabelecido pela Gerência de Qualidade.