A semana começou mais colorida e animada na ala de internação de Psiquiatria do Hospital de Base (HB). Nesta segunda-feira (9), os pacientes da unidade revitalizaram a área externa do espaço, dando vida à parede branca com coloridas imagens de sol, céu, nuvens, árvores e flores pintadas por eles mesmos na gigantesca tela do HB, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).
A atividade artística foi realizada pela Psiquiatria do HB em parceria com o grupo Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), que cedeu 18 litros de tinta branca, corantes de diversos tons de cores e 15 pincéis. Com pandeiro e violão, o grupo animou a sessão de pintura, que seguiu todos os protocolos de prevenção contra a covid-19.
“A ideia foi possibilitar um momento de relaxamento e expressão para os pacientes, assim como dar mais identidade ao local”, explicou a enfermeira Kelly Marques, uma das responsáveis pela ação. A voluntária do SAV, Marleide Costa, ficou satisfeita com o resultado. “Sem dúvida nenhuma o local ficou bem mais alegre e vibrante”, avaliou.
Familiares dos pacientes da psiquiatria também aprovaram. “Achei ela muito mais alegre e tranquila depois que pintou”, declarou Cândida da Conceição Garcia, 36 anos, referindo-se à sobrinha de 17 anos, que está internada na Psiquiatria do HB. A adolescente pintou um céu cheio de nuvens, com uma casa lilás, cercada por grama e uma flor.
“Acredito que esse tipo de interação ajuda na melhora dos pacientes e trazem mais qualidade no tempo em que eles estão internados”, afirmou Cândida, destacando a evolução da garota com o tratamento que tem recebido no hospital. “Quando ela foi internada estava muito confusa e instável, em crise mesmo”, relata. “Desde que chegou aqui tem recebido um excelente tratamento. Agradeço pelo trabalho e pela dedicação”.