Aprimorar o atendimento aos pacientes com problemas cardiovasculares que chegam em situação de urgência e emergências às unidades de pronto atendimento (UPAs) administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).
Com este objetivo, começou a ser implantado nesta quinta-feira (4) o projeto “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) e o IGESDF.
O projeto será implantado em seis UPAs administradas pelo instituto: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Gama, Sobradinho, São Sebastião e Recanto das Emas. Essas unidades vão passar a fornecer telelaudos de eletrocardiogramas emitidos por especialistas em cardiologia que atuam no Hcor.
Com esse serviço, que será fornecido via internet, em apenas 10 minutos as UPAs vão poder fornecer laudos atestados por especialistas sobre exames de pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Informações rápidas e precisas que vão ajudar a salvar vidas, segundo coordenadores do projeto.
Boas Práticas e Diagnóstico
Na primeira fase do projeto, os colaboradores da UPA Núcleo Bandeirante receberão treinamento sobre “Boas Práticas” no atendimento a pacientes com problemas cardiovasculares, incluindo aulas virtuais para interpretar eletrocardiograma, atender casos de acidente vascular cerebral (AVC) e atendimento de parada cardiorrespiratória. Já os colaboradores das demais unidades receberão treinamento sobre “Apoio e Análise de Diagnóstico”.
Na implantação do projeto, representaram o IGESDF o diretor de Atenção à Saúde, Nestor Francisco Mirada; a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz; e a superintendente da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, Nadja Carvalho, além de superintendente do Hospital de Base, Paulo Sanchez, e a médica Janaína Miranda, cardiologista do HB. Participaram ainda a coordenadora técnica do Hcor, Camila Rocon, e coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde a do DF, Juliana Leão.