O planejamento estratégico de implementação do Programa de Integridade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) para o primeiro semestre de 2022 foi apresentado, na última sexta-feira (11), pela Coordenação de Compliance e Governança do Instituto à Subcontroladoria de Governança e Compliance da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF). A apresentação marcou a primeira reunião do ano entre as instituições, e contou com a presença da subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Grice Araújo; a coordenadora de Compliance da CGDF, Jéssica Lane Tavares.
“O Programa de Integridade prevê ações que ajudam no desenvolvimento de um ambiente corporativo ético e íntegro, bem como no aprimoramento da prevenção, detecção e tratamento de inconformidades”, ressaltou o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa.
As ações de integridade desenvolvidas e geridas pela Controladoria Interna, por meio da Assessoria de Compliance e Governança, alinham-se à Lei nº 6.112/18 (Lei de Integridade do Distrito Federal), à Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e às melhores práticas de compliance, promovendo e disseminando uma cultura organizacional baseada em padrões elevados de conduta ética. Por isso, “manter o diálogo com os representantes da CGDF é de extrema importância para auxiliar na implantação desse programa”, complementou Corrêa, que lembrou ainda que o IGESDF recebeu o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), lançado em maio de 2021. As ações do programa são desenvolvidas no sistema e-Prevenção, uma ferramenta que auxilia o gestor na implantação de práticas que aprimorem a integridade da organização.
Dentro do planejamento apresentado, constam ações como o Compliance em Foco, que consiste na capacitação dos gestores do IGESDF com base no Código de Ética e Conduta do IGESDF. Há também o Compliance Itinerante que realiza visitas periódicas às unidades a fim de orientar todos os colaboradores sobre integridade.
Para Daniel Lima, Controlador Interno do IGESDF, o encontro periódico entre as instituições é de suma importante para a efetividade das ações de controle e compliance. Lima destaca ainda que é fundamental a “proximidade técnico-institucional com a Controladoria-geral, em especial pelos constantes esforços que vem sendo envidados para aumentar a conduta de integridade dentro do Instituto, demonstrando que a Controladoria-interna tem buscado junto com a Controladoria-Geral, melhorar essa cultura de integridade, enaltecendo principalmente a qualidade técnica dessa ação conjunta”, finalizou Lima.
Em acordo com a política de integridade do IGESDF Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente substituta reafirma o propósito institucional de tornar o IGESDF referência de gestão em saúde, ensino e pesquisa, com a finalidade de alcançar a missão, visão e valores institucionais. “É fundamental o alinhamento entre a Coordenadoria de Compliance e a Controladoria Interna do IGES junto à Controladoria-Geral do Distrito Federal, para que essa instituição cumpra com sua política de integridade e permaneça em constante conformidade perante as normativas internas, políticas e demais normas regulatórias que lhes são aplicáveis” finalizou Mariela.