Foi iniciada nesta segunda-feira (28) reforma completa do 10º andar do Hospital de Base (HBDF), a fim de otimizar a comodidade dos pacientes com câncer internados na Enfermaria da Oncologia. Serão realizadas pinturas, reparos elétricos, restaurações do piso e dos armários. Além disso o ambiente também contará com novas mesas, poltronas, quadros decorativos, além de televisores que serão instalados nos quartos que possuem 50 leitos de internação.
O investimento de R$ 600 mil, oriundo de emenda parlamentar do deputado distrital Rooselvelt Vilela (PL), será executado por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, e que deu ao projeto de revitalização o nome “Vidas Salvam Vidas”. A entidade, parceira do IGESDF, atua há mais de 30 anos no HBDF sem fins lucrativos.
A diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), que administra o HBDF, Mariela Souza de Jesus, foi vistoriar o início das obras. “A oncologia é uma referência no Hospital de Base. Queremos dar mais conforto aos pacientes que estão em estágio debilitado. Agradeço pelo apoio do deputado, que possibilitou essa melhoria no hospital”, disse a diretora-presidente.
Roosevelt explicou que fez questão de levar a mãe, Isabel Vilela, 71 anos, ao lançamento da obra, uma vez que a mesma já realizou tratamento radioterápico no tratamento contra um câncer no próprio Hospital de Base . “Eu vi a dificuldade das pessoas. Por isso, me coloco a disposição para esse e outros projetos nessa área. Essa doença é tão dura e espero que esses pacientes tenham um ambiente mais adequado para a recuperação”, disse o parlamentar.
O chefe da Oncologia, Daniel Girard, destacou que a ideia de melhorar a ambientação do 10º andar começou em 2019. “Percebemos a importância de melhorar o espaço destinado a esses pacientes em situação grave. Queremos transformar esse ambiente em um local mais acolhedor. É algo simples, mas que tem um impacto enorme no bem estar do paciente”, completou.
Conhecida como Verinha, Vera Lúcia Bezerra, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma figura conhecida no apoio às mulheres que lutam contra o câncer. Médicos, pacientes, enfermeiros, todos sabem a importância das ações desenvolvidas pela rede, “Eu só posso agradecer por essa ação, que com certeza vai ajudar inúmeros pacientes que sofrem com o câncer”, disse a coordenadora.