Com o foco na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes no trabalho, a Campanha Abril Verde chegou, nesta quinta-feira (28), ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Com dinâmicas educativas, testagem de Hepatite C e outras atividades, a iniciativa já tinha passado por unidades de pronto atendimento (UPAs) e, amanhã (29), das 13 às 16h, será realizada no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), quando também será comemorado o aniversário de 14 anos da unidade.
No Hospital de Base, foram realizadas várias atividades como a trilha da segurança, onde o colaborador passa por um caminho com várias fotos que contem atos e condições inseguras no trabalho e onde o colaborador deve evitar situações de risco e situações que podem gerar doenças e acidentes do trabalho.
Também foram realizados testes rápidos de Hepatite, orientação sobre o correto descarte de resíduos e dinâmicas educativas. “A equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) também orientou os colaboradores sobre as atitudes corretas a serem seguidas no ambiente de trabalho”, disse o engenheiro de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalhar, Lúcio Flávio.
A coordenadora CSSQT, Maíra Cunha Vasconcelos, ressaltou que é importante promover ainda mais a cultura de segurança. “Os profissionais devem lembrar no dia a dia das medidas que aumentam a segurança”, disse.
As atividades da Campanha Abril Verde contam com a parceria do Detran, Caesb, Unyleya, Secretaria de Saúde do DF e Ipemed.
DATA – A campanha faz alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril e instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Campanha Abril Verde foi preparada pela Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (CSSQT) do Instituto de Gestão de Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), em parceria as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das unidades.