O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou o I Ciclo de Atualização em Neonatologia e Pediatria – Uma Abordagem Fisioterapêutica no Contexto Hospitalar. O evento teve duração de três dias, com a participação de colaboradores e estudantes da área da saúde. Mais de 700 pessoas se inscreveram, entre as participações on-line e presencial.
Durante a abertura do encontro, na manhã de quinta-feira (6), o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Nestor Francisco Miranda Júnior, destacou a importância do ciclo e agradeceu aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por sua atuação durante a Covid-19. “Estamos providenciando a contratação de mais profissionais para melhorar ainda mais o atendimento”, destacou. “Este I Ciclo de Atualização em Neonatologia e Pediatria foi pensado a partir de uma abordagem fisioterapêutica no contexto hospitalar. Esperamos atualizar e capacitar nossa equipe multiprofissional disseminando conhecimento cientifico com foco na melhoria do processo de trabalho e das práticas em serviço de saúde”, concluiu a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), Emanuela Ferraz.
“A capacitação de nossos colaboradores é fundamental para continuarmos oferecendo um atendimento cada vez melhor em nossas unidades”, ressaltou a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus. Para o terapeuta ocupacional da Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) do HRSM, Assis Rodrigues, a neonatologia é um ramo pouco explorado. “Eventos assim possibilitam trocas de experiências, alinhamento de condutas e uma melhor assistência para os pacientes”, afirmou.
Ao longo de três dias, vários temas foram tratados na programação do evento, como terapias respiratórias não-invasivas, fisioterapia motora no contexto hospitalar, doenças sazonais e fisioterapia no Pronto Socorro. No último dia, sábado (8), foi realizado treinamento prático no Centro de Simulação Realística do HRSM.