O Núcleo de Educação Permanente e o Serviço Social do Hospital de Base realizaram um ciclo de palestras para debater o “Atendimento em rede à pessoa em situação de rua: princípio da integralidade do SUS”. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (4), no auditório do hospital, e reuniu cerca de 50 colaboradores do IgesDF.
As palestras foram ministradas pela equipe multidisciplinar do projeto Consultório da Rua, da Secretaria de Saúde. O evento abordou várias temáticas, como desafios para a realização do atendimento de pessoas em situação de rua; unidades de acolhimento; psicodinâmicas da vida nas ruas; intersetorialidade da rede de atendimento; além de questões como o acesso à rede de saúde pública; vulnerabilidade; saúde mental; e ausência de apoio familiar ou outra rede. Os colaboradores participaram do debate com perguntas acerca dos vários assuntos abordados.
“Este encontro é muito importante para desmistificar a população em situação de rua e seus comportamentos, além de promover um atendimento mais humanizado a este público vulnerável”, destacou o chefe do Núcleo de Serviço Social do Hospital de Base, Randerson Neves Barbosa. Para a gerente multiprofissional do Hospital de Base, Niedja Bartira Rocha Nogueira, o encontro terá reflexo direto no atendimento oferecido pelo hospital. “Temos um grande número de pessoas em situação de rua na região Norte do DF e saber como funciona o trabalho em rede é muito importante para acolhermos este público de forma correta e humanizada, para darmos o suporte adequado aqui no Hospital de Base”, finalizou Bartira.
Confira a galeria: