Novembro Azul é o mês da conscientização do homem em relação à própria saúde. Mês em que se comemora também o Dia Internacional do Homem, celebrado no dia 19. Muito se fala sobre o câncer de próstata e a necessidade de prevenção. Mas é preciso criar uma cultura para que os homens tenham o hábito de realizar exames de rotina anualmente e pensar em sua saúde de uma forma integral. “É fundamental conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde de forma rotineira, e não apenas quando aparece algum problema”, destaca o urologista Eduardo Pimentel, que trabalha no Hospital de Base desde 2002.
O câncer de próstata merece, de fato, atenção. Ele é o mais incidente no homem, com exceção apenas do câncer de pele não melanoma. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão”, alerta o urologista.
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no DF, o médico esclarece que os exames de rotina com urologista para avaliações individualizadas devem ser feitos a partir dos 50 anos. O ideal é que os exames de rotina sejam realizados anualmente. “O Novembro Azul precisa ser um movimento de alerta, para que os homens se cuidem e façam exames de rotina. A detecção precoce é nossa ferramenta mais eficaz”, afirma o médico.
IgesDF organiza ações para seus colaboradores: participe!
Na próxima segunda-feira (21), serão entregues bombons e laços azuis nas enfermarias do Hospital de Base. No dia 23, todos os colaboradores estão convidados a se vestir de azul.
Também em alusão ao Novembro Azul, no dia 29, o IgesDF realizará um evento para seus colaboradores no Auditório do Hospital de Base, às 10h. Terá ginástica laboral, palestra e um talk show ao vivo com o urologista Eduardo Pimentel. O evento será transmitido on-line nas demais unidades do IgesDF, para que todos os colaboradores interessados possam assistir.
Após a palestra, os colaboradores do Hospital de Base poderão solicitar a realização de exames de rotina: a ecografia e o PSA, que é o exame mais pedido para o check-up do homem, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo do aparecimento de sintomas. Os colaboradores das demais unidades que participarem do evento de forma on-line podem solicitar os exames no ambulatório do Hospital de Base ao longo do mês de dezembro. Basta apresentar seu crachá ou identidade funcional.