Nesta terça-feira (22), o IgesDF participou do seminário InovEgov – Um dia para falar sobre soluções, ideias e experiências em inovação. Voltado para o setor público, o evento foi organizado pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).
Em conjunto com representantes de outros órgãos, o IgesDF integrou o segundo painel do encontro, com a temática da inovação na educação. O gerente geral da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do IgesDF, Laércio Lima Luz, representou o Instituto e abordou o tema “A experiência do IgesDF com a simulação realística na formação de profissionais para o SUS”.
O conteúdo apresentado englobou a simulação como estratégia de ensino e aprendizagem; a simulação como ferramenta de fortalecimento da segurança do paciente; a simulação como metodologia para a implementação de protocolos; e a experiência do IgesDF com o uso da simulação realística para a seleção, desenvolvimento e formação de profissionais de saúde.
Sem dúvida, a simulação realística tem papel importante na capacitação dos profissionais da saúde. “Ela pode ser considerada uma das melhores ferramentas para a capacitação dos profissionais, pois permite que o treinamento seja realizado em ambientes com condições muito similares aos das unidades atendimento dos pacientes”, explica Laércio.
O investimento realizado pelo IgesDF nos centros de simulação realística capacita melhor os profissionais e minimiza os riscos à segurança do paciente. “É possível aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados aos usuários e mitigar os eventos adversos identificados nas unidades”, enfatiza.
Para a diretora da Diep, Emanuela Ferraz, os pilares da inovação, do ensino e da pesquisa são fundamentais para o IgesDF. “Buscamos diversas formas de investir constantemente na capacitação de nossos colaboradores”, ressaltou a diretora, ao lembrar do II Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa, realizado na semana passada pelo IgesDF.
Centro de Simulação Realística – O IgesDF atualmente conta com dois centros de simulação realística. Um com simulador de média fidelidade localizado Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e um com simulador de alta fidelidade no prédio da Diep, ao lado da Emergência do Hospital de Base.