No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia do Técnico e do Engenheiro de Segurança do Trabalho. A data tem como objetivo homenagear profissionais que visam garantir que medidas de segurança sejam tomadas no local de trabalho a fim de evitar acidentes ou riscos aos funcionários e colaboradores.
Atualmente, o IgesDF conta com 13 técnicos e seis engenheiros de segurança do trabalho.
O engenheiro de Segurança do Trabalho antecipa, identifica e avalia os riscos ocupacionais e, assim, toma medidas estratégicas para proporcionar uma melhor experiência ao colaborador. “É preciso evidenciar o importante trabalho de parceria com a equipe de segurança ocupacional, que tem como peça fundamental o engajamento dos técnicos de Segurança do Trabalho”, destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho do IgesDF Lúcio Flávio de Marins. Ele também ressalta a participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que desempenha atividades essencialmente prevencionistas.
Davidyson Damasceno/IgesDF
O técnico de Segurança do Trabalho também tem participação na prevenção de acidentes de trabalho. “Nós realizamos ações de segurança e qualidade de vida no trabalho, contribuindo para torná-lo um ambiente seguro e saudável”, salienta a técnica em Segurança do Trabalho do IgesDF Patrícia Tavares Gomes da Silva.
As atividades diárias dos profissionais proporcionam muitos aprendizados. “Campanhas educativas e treinamentos continuados são ações que desenvolvemos sempre com o objetivo de melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida a todos os colaboradores do Instituto”, reforça Patrícia.
“O aprendizado é constante, principalmente quando falamos da atualização das normas regulamentadoras, que exigem que o profissional desta área esteja em constante atualização”, lembra Flávio, ao citar a Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Sipat
No contexto da segurança no trabalho, é sempre importante destacar a importância da participação dos colaboradores nas edições anuais da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O objetivo do encontro é trazer de forma teórica e prática conteúdos que reforcem comportamentos e atitudes corretas no ambiente de trabalho a fim de evitar acidentes, doenças ocupacionais e inclusive óbitos de colaboradores.
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou a Sipat nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Já no Hospital de Base, o evento termina nesta sexta-feira (25). O encontro é promovido anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) em conjunto com o SESMT.
A coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho, Maíra Cunha Vasconcelos, também ressalta a importância da participação de todos. “A Sipat é uma semana de reflexão sobre a necessidade de prevenir e reduzir os acidentes de trabalho. Eles são, muitas vezes, causados por pequenos descuidos em situações em que já sabíamos o que fazer para nos prevenir, mas às vezes precisamos ser relembrados”, esclarece.