Nesta sexta-feira (3) representantes das áreas internas do Instituto debateram as ações para 2023
O Comitê Interno de Governança Corporativa tem como objetivo promover melhores práticas de governança, a fim de assegurar que as atividades sejam conduzidas de modo a valorizar o instituto e zelar os seus objetivos e valores.
O tema central do encontro foi o Environment, Social & Governance (ESG), termo em inglês que se refere às práticas voltadas ao meio ambiente, ao social e à governança. O objetivo do ESG é fazer com que as organizações adotem medidas para ter uma operação cada vez mais sustentável, consciente e bem gerenciada. Além disso, no comitê foram abordados os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) cujas metas variam entre consumo, geração de empregos, proteção social, boa governança e combate à corrupção.
A consultora da Assessoria da Presidência (Aspre), Bianca Barbieri pontuou algumas propostas durante o Comitê. “A gente tem que pensar em resultados a médio e longo prazo e lembrar que é uma área estratégica”, observou. “Elaborar o diagnóstico do IgesDF, as estratégias de comunicação de projetos já existentes e definir programas, projetos e ações que atendam os limites do ESG”, complementou.
O coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa, explicou quais serão os próximos desdobramentos do comitê. “Faremos um levantamento das ações do ESG que já são desenvolvidas no âmbito do IgesDF e posteriormente planejar novas ações”, destacou.
Por fim, os membros do comitê aproveitaram para destacar os projetos que já foram implementados pelo IgesDF, como o Projeto Acolher, Projeto Humanizar, Projeto Reconhecer, Compliance Itinerante, a criação do Código de Ética do IgesDF e a contratação de menores aprendizes, lotados nas áreas administrativas.
Participaram do encontro o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa; a assessora de Compliance e Governança, Rayssa Evelynne; a assessora da Diretoria de Atenção à Saúde (Diase), Julia Gurgel; a assessora da Diretoria de Administração e Logística (Dalog), Michele Meire; a Coordenadora Estratégica da Informação, Rianna Carvalho; a chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom), Renata Nandes; a consultora da Assessoria da Presidência (Aspre), Bianca Barbieri; a gerente Geral de Pessoas, Elaine Silvestre; a assessora da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), Alice Rocha; e a coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho, Maíra Cunha Vasconcelos.