Em alusão ao Dia das Mulheres, comemorado nesta quarta-feira (8), o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF) realizou, no jardim do Hospital de Base (HB), homenagem especial para as colaboradoras.
O objetivo do evento foi abordar temas relevantes para a sociedade e gerar reflexão em torno da saúde da mulher, da desigualdade de gênero e do feminicídio. Participaram do evento a diretora-presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus; a diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), Emanuela Dourado; a diretora Clínica do HB, Janaína Miranda; e o superintendente do Hospital de Base, Nicolay Kirkov.
No momento inicial, a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, parabenizou as colaboradoras e ressaltou as dificuldades enfrentadas por mulheres na conquista por espaço em diferentes esferas. “Hoje é um dia muito especial para as mulheres. Infelizmente, ainda há muito preconceito na política e gestão administrativa, e nós precisamos de respeito nos cargos que ocupamos”, ressaltou. “Vejo em vocês um pouco de mim e, onde eu estiver, representarei a mulher em qualquer situação. Peço, também, respeito pelo que eu sou e pela minha história”, finalizou.
Já a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), Emanuela Dourado, aproveitou para parabenizar as colaboradoras e os envolvidos pela montagem do evento. “Parabéns a todas as mulheres aqui presentes e pela organização do evento”, disse. “É com imenso prazer que nos reunimos aqui hoje e esperamos que se sintam contempladas”, destacou a diretora Clínica do HB, Janaína Miranda. “É um dia muito importante que acentua as nossas lutas diárias e eu acho que nós devemos ser reconhecidas todos os dias”, finalizou.
Para homenagear a presidente, a Assessoria de Comunicação (Ascom) produziu um vídeo de retrospectiva das principais ações desse um ano de gestão. Entre as realizações apresentadas estão: a inauguração das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, aumentando de seis para 13 o número de UPAs; a inauguração do espaço Acolher no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM); o lançamento da campanha Somos Todos Iguais; o lançamento do Clube de Benefícios; um ano de funcionamento do PET-CT no HB; a revitalização da Oncologia Clínica do HB; mais de 7 mil melhorias no HB pelo Núcleo de Manutenção Predial, entre outras.
Para enfermeira da Hematologia do HB, Jeniffer Dias de Sousa Neri, que se apresentou junto à orquestra musical, foi gratificante ter participado do evento. “A música transforma e foi uma oportunidade única para nós”, disse. “Existem várias formas de nós mulheres nos sentirmos bem. A orquestra, definitivamente, foi uma boa alternativa que fez eu me sentir melhor”, ressaltou a enfermeira.
Ao longo da tarde, teve mensagem da governadora em exercício, Celina Leão, em homenagem às mulheres; várias apresentações musicais; palestra “Infecção urinária e saúde da mulher”, apresentada pela nefrologista do HB, Cristiane Gico; momento de reflexão “Violência contra a mulher” por Randerson Neves; curso de etiqueta pela jornalista do IgesDF, Sandra Turcato; ginástica laboral, entre outros. Além da extensa programação, as colaboradoras receberam mudas de plantas.