Na tarde de sexta-feira (10), foi a vez da sede administrativa do IgesDF, localizada no PO 700, celebrar o Dia Internacional das Mulheres. O objetivo do encontro foi comemorar a data e também promover uma reflexão sobre temas relevantes.
No início do evento, a chefe do Núcleo de Humanização do IgesDF, Mariana Soares, abordou diversos temas voltados ao âmbito familiar, social e profissional da mulher, como os desafios da vida pessoal e do mercado de trabalho. “Apesar de ser cada vez maior a presença feminina nas mais diversas áreas de atuação, ainda existe uma série de desafios a serem superados para que haja igualdade de gênero no mercado de trabalho”, ressaltou. Ela também destacou o fato de mais de 70% da força de trabalho do IgesDF ser composta por mulheres.
A diretora-presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, falou sobre as lutas diárias das mulheres e lamentou os casos de feminicídio. “Nós precisamos lutar pelo direito ao trabalho, ao voto, a usar a roupa que queremos e também pelo direito à vida”, afirmou.
“Gostaria de agradecer a todas as nossas colaboradoras pelo comprometimento com o IgesDF”, disse o vice-presidente do Instituto, Cleber Sipoli, que também participou do evento. Por fim, o diretor de Atenção à Saúde, Juracy Cavalcante, falou sobre a necessidade da reflexão acerca da desigualdade de gênero e também agradeceu às colaboradoras pelo trabalho prestado. “Nós cuidamos de vidas, gostaria de agradecer à dedicação que cada uma na atenção e no serviço de saúde”, finalizou.
Ao longo do encontro, foi apresentado ainda um vídeo com o balanço e as conquistas realizadas no último ano pelo IgesDF e uma mensagem da governadora em exercício, Celina Leão, em homenagem às mulheres. Houve entrega de certificados em homenagem ao Dia das Mulheres para colaboradoras e apresentação de violino.