Nesta segunda-feira (20), o Núcleo de Mobilidade (Numob) do Hospital de Base preparou uma homenagem pelo Dia dos Maqueiros, comemorado em 18 de março. O objetivo foi reconhecer o papel essencial desses profissionais que são responsáveis por transportar os pacientes para exames, cirurgias e todos os procedimentos necessários dentro de uma unidade hospitalar, sendo fundamentais para a assistência dos pacientes, desde a chegada ao hospital até o momento da alta médica.
“Ser maqueiro é muito mais do que transportar pacientes, é garantir a segurança deles”, ressaltou o chefe do Numob do Hospital de Base, Leandro de Assis.
Para o superintendente do Hospital de Base, Nicolay Kircov, os profissionais são vitais para o funcionamento do hospital. “O paciente necessita da equipe de maqueiros para se deslocar dentro da unidade hospitalar”, destacou. “Além disso, há um grande esforço da Gerência Administrativa para manter o treinamento da equipe e ajustar a escala quanto ao quantitativo adequado para a melhor prestação do serviço prestado por eles”, detalhou o superintendente.
O gerente geral de Assistência do Hospital de Base, Bruno Sarmento, também destacou a importância dos profissionais. “Eles são responsáveis por viabilizar o transporte, ouvindo as necessidades do paciente e prestando um serviço humanizado”, elogiou. “Eles são extremamente importantes para que os procedimentos que são solicitados pela assistência se cumpram”, finalizou a gerente administrativa do Hospital de Base, Marina Souza Rocha.