Comemorado neste domingo (7), o Dia Mundial do Oftalmologista tem como objetivo homenagear os profissionais e ressaltar a importância do seu trabalho no exame dos olhos e no cuidado para manter a saúde ocular. “A Oftalmologia do Hospital de Base é um serviço terciário e de referência do DF. Nós temos algumas subespecialidades dentro da oftalmologia, nós temos ambulatórios especializados nas principais patologias oftalmológicas”, explicou a chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Viviane Pereira.
De janeiro a dezembro de 2022, o serviço de Oftalmologia do HBDF realizou 1.699 cirurgias eletivas e 296 cirurgias de urgência e emergência. Já entre janeiro e abril de 2023, foram 574 cirurgias eletivas e 108 cirurgias de urgência e emergência. Em relação às consultas, de janeiro a dezembro de 2022, foram 19.426. Já em 2023, entre janeiro e fevereiro, foram 3.440 consultas.
Gerido pelo IgesDF, o HBDF é referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de alta complexidade. Em relação à rede pública de saúde, existem algumas subespecialidades oftalmológicas que só a unidade oferece. “Como transplante de córnea, cirurgia de órbita, implante de tubo de drenagem de glaucoma, cirurgia de urgência pelo Pronto Socorro e internações de urgência”, destacou Viviane.
A médica explica ainda que, nesta data, é importante conscientizar a população quanto à necessidade de realizar consultas oftalmológicas periódicas. “Por meio de um médico oftalmologista, formado para isso. A fim de prevenir patologias que podem ser preveníveis e têm potencial de causar cegueira”, disse. “A intenção é prevenir algumas doenças ou tratar outras mais precocemente para evitar que as patologias avancem”, complementou.
Segundo a especialista, existem alguns fatores de proteção contra patologias de retina, como a alimentação; a vitamina C; a luteína, agente de proteção dos olhos; e os óculos de sol. “Saber como usar a proteção ocular adequada, utilizar lentes corretivas, caso necessário e lubrificante: tudo isso dentro da avaliação oftalmológica”, finalizou Viviane.