Visita da presidência à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, momento de poesia, com direito a bolo e espaço para demonstração de maquiagem foi o que resumiu a última tarde de quinta-feira (11) para as colaboradoras em comemoração ao dia das mães.
No momento inicial, a primeira a dar felicitações às mães presentes foi a presidente do Conselho de Mulheres Evangélicas de Samambaia do Distrito Federal (Comev-DF), Cleonice Rabelo. “Estamos aqui felizes porque hoje estamos aqui antecedendo o dia das mães e para pronunciar que mãe é um ser sublime, mãe é renúncia, mãe é amor”, destacou Cleonice.
Regilaine Fonseca, gerente da UPA de Samambaia, agradeceu pela presença de todos e ressaltou a importância de cada colaboradora para o andamento do serviço. “Tudo o que nós fazemos é por vocês, as nossas mamães. Mãe é rima perfeita com amor e que esse amor possa nos abraçar”, disse.
Em seguida, o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, se sentiu honrado por participar do encontro e pela oportunidade de conhecer a UPA pela primeira vez. “A mãe tem um cuidado imenso com o filho. É um amor incalculável, não tem como mensurar”, ressaltou. “Acho que o sentido da vida é isso, preparar os filhos e conscientizá-los em relação a tudo: à saúde, os princípios da sociedade. Acho que é um grande desafio”, complementou.
Durante a comemoração, em conjunto com Diretoria de Assistência à Saúde do IgesDF e a superintendência das UPAs, Juracy aproveitou para conhecer a unidade de perto. O objetivo da vista foi entender como funciona o fluxo de trabalho dos colaboradores e pensar em melhorias para implementar na unidade.
“Fomos muito bem recebidos pela gestora da UPA, Regilaine, não só pudemos conhecer a unidade que recebe os pacientes, como os fluxos assistenciais e observar as oportunidades de melhorias”, explicou. “UPA é uma unidade que atende a todas as urgências de Samambaia. Obviamente nós temos muito a trabalhar em prol da população, mas fiquei surpreso com a qualidade de processos que aqui existem. Obviamente trabalharemos essas oportunidades de melhoria em conjunto com a gestão”, ressaltou.
Para o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodrigo de Sousa Conti, a visita foi primordial para conhecer de perto a área assistencial. “A visita foi fantástica no sentido de conhecer realidade da UPA local. Tenho experiência com outras UPAs mas tivemos uma percepção do que é a UPA de Samambaia. Os profissionais são incríveis, dedicados e humanos. Muitas mães trabalham com tamanha dedicação, assim como cuida de seus filhos. Precisamos ações de melhoria sim, mas gostei muito do que vi”, disse.
Regilaine destacou a importância do presidente visitar as unidades geridas pelo IgesDF. “A presença do nosso presidente traz confiança para o colaborador. De que nós não estamos sozinhos, de que nós temos em quem contar”, disse a gerente.
Por fim, para Nadja Regina Vieira Cavalcante, superintendente das UPAs, a visita foi muito benéfica e irá ajudar a encontrar novas soluções para aprimorar o serviço prestado ao paciente. “Ele e o doutor Rodrigo, como médicos que são, têm uma visão sabida da assistência e da gestão de hospitais. É muito importante eles estarem aqui presentes, ajudando na melhoria dos fluxos e vendo as nossas necessidades principalmente”, finalizou.
As principais áreas visitadas foram a Copa de Distribuição, a sala de Educação Permanente em Saúde (EPS), a Observação Adulto, a Sala Amarela, a Sala Vermelha, o Laboratório, a Farmácia e a sala de Raio-X.