Iges reúne mais de mil profissionais na 2ª Jornada dos Residentes


10/11/2020 - 20h49

Indústria da inovação é o tema deste ano da jornada, que ganhou formato virtual por causa da pandemia

Azelma Rodrigues

Jean Francisco de Paula, 30 anos. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás está se especializando em cirurgia vascular. Já Gabriela Menezes, 25 anos, vai se formar em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB) no início de 2021. Além da paixão pela Medicina, eles têm algo em comum: são dois dos mais de mil profissionais de saúde que estão participando da 2ª Jornada dos Residentes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que começou nesta terça-feira (10) e segue até a próxima sexta-feira (13).

Davidyson Damasceno - Ascom/Iges-DF
Gabriela Menezes é residente e participa da jornada do Hospital de Base

Aberto pelo presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, o evento em formato virtual – por causa da pandemia – reúne 200 professores, 257 médicos e 597 residentes de nove profissões na área da saúde: dentistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, serviço social e terapeutas ocupacionais. O evento ocorre simultaneamente à 37ª Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base, que participa da programação.

> CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA PRÉ-JORNADA E DA 2ª JORNADA.

O tema deste ano é dedicado aos benefícios da chamada indústria 4.0, que discute a inovação tecnológica nas diversas formas de tratamento da saúde. “A residência qualifica a gestão e induz o avanço do trabalho multiprofissional”, ensina o presidente do Iges-DF, a falar na abertura da jornada. Segundo Paulo Ricardo, o aprender e o ensinar devem se incorporar ao cotidiano do Iges-DF, tendo como objetivo a transformação das práticas profissionais. “O instituto deve ser reconhecido como excelência no ensino”, defende.

A residência médica é uma tradição do Hospital de Base, segundo Carlos Spezia, diretor da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). Ele lembrou que o hospital, desde que foi fundado há 60 anos, acolhe estudantes de todo o DF e do Brasil. Há 15 anos, a unidade recebe também 15 especialidades de multiprofissionais de Saúde. Para 2021, estão credenciadas novas vagas na área de geriatria e oncologia clínica.

Davidyson Damasceno - Ascom/Iges-DF
Abertura contou com a presença do presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva

A gerente de Residência, Especialização e Extensão da Fepecs, Vanessa Campos, depois de lembrar que a residência médica brasileira completou 76 anos, destacou que essa é uma experiência muito importante para os profissionais de saúde. Experiência que neste ano foi mais valorizada em razão da covid-19. Ela agradeceu aos residentes que estiveram e que continua na linha de frente no combate à pandemia.

2ª Jornada dos Residentes
De 10 a 13 de novembro
Das 14 às 18h
Plataforma Moodle e Microsoft Teams
Contatos: jornadadosresidenteshb@gmail.com e nuepe@igesdf.org.br

Fotos: Davidyson Damasceno – Ascom/Iges-DF

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br