As mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) tiveram um dia especial nesta terça-feira (19), repleto de mimos e autocuidado.
A psicóloga Ketulem Souza explica que a ação foi pensada nas mães que estão com os bebês internados e passando por um momento de grande sofrimento, para que elas tenham a chance de confraternizar e mudar o foco.
“Elas já passam por tantos altos e baixos e tantas coisas difíceis diante da evolução destes bebezinhos, então ter um evento preparado pra elas e dedicado a elas é muito importante. Natal é família, é compartilhar e pensamos muito neste sentido. Assim, elas trocam experiências entre elas e a equipe que cuida destes bebês também”, destaca.
A ação de Natal, idealizada pelas equipes de Psicologia e Serviço Social e realizada pela equipe multi do hospital, contou com momentos de massagem e maquiagem durante a manhã, um almoço natalino para as mães e um acompanhante, apresentação musical, homenagem com ações realizadas ao longo de 2023, mural decorado para fotos e entrega de presentes.
“Este é um dia de confraternização, pois Natal tem esse significado simbólico de ficar com a família. Então, nos reunimos para proporcionar isso para elas. É um dia de descontração e autocuidado, pois elas merecem. Estar aqui diariamente não é fácil e elas precisam se olhar também”, explica a assistente social, Juliana Medeiros.
Vivência de mãe de UTI
Na avaliação de Antônia Susy Coelho, de 25 anos, ações como estas são extremamente importantes, pois muitas mães estão internadas com seus bebês a mais de meses e perdem até a noção do tempo dentro do hospital.
“Estamos aqui vivendo altos e baixos, como numa montanha-russa. Então, é uma descontração, é um momento de lazer e de brincadeira, de trocas de experiências. Achei incrível, ficamos tanto tempo aqui dentro”, afirma. Ela vai completar um mês internada com sua filha, a pequena Giovana Vitória, que nasceu prematura de 29 semanas e segue internada na UTI Neo.
Há mais de um mês internada com o filho Pedro Luca, Kailane Barbosa, 20 anos, conta que ações como estas mostram o quanto a equipe do hospital está preocupada em dar um momento de conforto e carinho para as mães, humanizando ainda mais os atendimentos.