Começa pelos servidores da Saúde a adesão ao plano do GDF


03/11/2020 - 19h30

Funcionários da SES e do Iges-DF já podem participar do novo serviço de assistência à saúde lançado pelo governo

Azelma Rodrigues/Iges-DF

Os 52,5 mil servidores da Secretaria de Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) começaram hoje (3) a aderir ao Plano de Assistência Suplementar à Saúde (GDF Saúde). As inscrições serão feitas exclusivamente por meio eletrônico, sem prazo para acabar. A adesão é voluntária e foi escalonada para evitar congestionamento virtual.

O Governo do Distrito Federal (GDF) estima que o novo plano de saúde atinja até 500 mil pessoas. A projeção adiciona, no mínimo, três dependentes para os 177,3 mil servidores públicos locais (ativos, inativos e pensionistas). Em 1º de dezembro, começa a opção para o servidor da área de Educação e, em 4 de janeiro de 2021, para quem trabalha nos demais órgãos do governo.

Renato Alves/Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha lançou o novo plano em solenidade no Palácio do Buriti

O gerente-geral de Pessoas do Iges-DF, Venício Martins do Nascimento, explica que nem todos os servidores do instituto poderão ser beneficiários do plano de saúde. Segundo ele, 2,77 mil funcionários estão aptos a fazer a adesão, por serem estatutários.

“De acordo com o artigo 4º do Regulamento do Plano de Saúde, somente serão beneficiários aqueles que se enquadrarem nas modalidades de servidor público”, esclarece Nascimento. “O Iges é uma entidade de natureza privada, com a maior parte de seus colaboradores pelo regime celetista (com carteira assinada), ou seja, não são servidores”, continua ele.

Atuando na linha de frente dos serviços de saúde prestados pelas unidades gerenciadas pelo instituto — Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e seis unidades de pronto atendimento (UPAs) —, o contingente de estatutários é formado, basicamente, por médicos, enfermeiros e laboratoristas. Todos admitidos por concurso público e cedidos pela Secretaria de Saúde. Eles representam cerca de um quarto do total de colaboradores do Iges, que tem 11 mil funcionários.

Como aderir ao GDF Saúde

O GDF Saúde vai cobrir despesas médicas de servidores ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas. Para ter acesso, o servidor estatutário lotado no Iges-DF deverá acessar o site do Inas e clicar no banner Faça aqui sua adesão ao plano GDF Saúde.

Ao preencher o termo de adesão, o candidato a beneficiário precisará escanear a documentação exigida e enviar. De acordo com o Inas, o cartão de usuário do GDF Saúde será digital.

O GDF vai contribuir para o plano de saúde com 1,5% do valor mensal da folha de pagamento aos servidores. Já a contribuição do beneficiário será descontada em 4% da remuneração bruta mensal, mais 1% para cada dependente, além de percentuais referentes aos serviços recebidos.

Adesão ao plano GDF Saúde

  • A partir desta terça (3/11): servidores da Saúde
  • A partir de 2 de dezembro: servidores da Educação
  • A partir de 4 de janeiro: servidores dos demais órgão do GDF
  • Link para adesão: www.inas.df.gov.br/adesao-gdf-saude-df
  • Informações: (61) 3521-5331

Foto: Renato Alves/Agência Brasília