Árvore solidária reforça cuidados paliativos no Hospital de Base


21/10/2020 - 18h05

Atividade chama atenção para o trabalho dos profissionais que lutam para amenizar as dores de pacientes com câncer e com a Covid-19

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos, criado para reverenciar o trabalho dos profissionais de saúde que atuam para amenizar o sofrimento de pacientes com câncer, também está sendo lembrado no Hospital de Base. Os próprios profissionais “plantaram” no hospital uma solidária árvore gráfica, onde mensagens de conforto podem ser destinadas aos pacientes e seus familiares.

Essa é uma forma de diminuir a dor física, psicológica, social e espiritual dos pacientes e de seus familiares, conforme explicou a chefe do Serviço de Cuidados Paliativos, Patrícia Ribeiro Silva Almeida. Ela ressalta que a árvore ficará instalada até o final de novembro, mas o trabalho assistencial aos pacientes e de seus familiares é permanente.

A ação, que neste ano adotou o tema “Meu cuidado, meu conforto”, é uma iniciativa da equipe multiprofissional do Atendimento Ambulatorial em Cuidados Paliativos Oncológicos, que atende cerca de 120 pacientes por mês.

Esse serviço especial, antes voltado prioritariamente para pacientes em tratamento de câncer, com a pandemia do coronavírus foi estendido para as vítimas do Covid-19.

 

Reportagem: Helena Cirineu – Ascom/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno – Ascom/IGESDF