Atendimento humanizado é reforçado no Hospital de Base

Ética e cidadania são ensinamentos do projeto itinerante para capacitar recepcionistas da rede do IGESDF

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Davidyson Damasceno/ Ascom Iges-DF
Evento foi realizado pela Coordenação de Compliance e Governança do IGESDF

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos pacientes e fortalecer a política de acolhimento humanizado nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), foi realizada nesta quinta-feira (19) a segunda edição do Compliance Itinerante, desta vez voltada para os recepcionistas do Hospital de Base (HB).

O evento foi realizado pela Coordenação de Compliance e Governança do IGESDF, coordenado por Eduardo Corrêa. Ele explicou que a direção do instituto vem fortalecendo cada vez mais iniciativas que aprimorem as atividades dos núcleos de atendimentos do instituto. “O compromisso é oferecer tratamento adequado e atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação, baseado nos princípios elementares de cidadania da Carta de Direitos dos Usuários do SUS”, ressaltou Corrêa.

O projeto Compliance Itinerante, que teve início em fevereiro deste ano, tem como objetivo estimular comportamentos cada vez mais éticos dos colaboradores e divulgar o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Compliance e Governança nas unidades do IGESDF, como o Código de Ética e a Ouvidoria e Transparência do instituto.

Davidyson Damasceno/ Ascom Iges-DF
Recepcionistas do Hospital de Base receberam treinamento

Os treinamentos fazem parte dos pilares do Programa de Integridade. Nesses treinamentos, a equipe de Compliance ouve os colaboradores sobre os desafios de cada setor atendido e ao mesmo tempo estimula os trabalhadores a multiplicar as informações. “O propósito é que os participantes se tornem multiplicadores e facilitadores nas unidades em que trabalham”, explicou Corrêa.

“Com esse treinamento nós, recepcionistas, nos sentimos privilegiados e respeitados por estarmos sendo capacitados para melhorar os serviços que prestamos”, acrescentou Marie Gonçalves, 41 anos, recepcionista no HB há dois anos. “Sem dúvidas nos sentimos valorizados”.

Normas de segurança

Seguindo as normas de prevenção contra o coronavírus, os cerca de 80 participantes foram divididos em grupos de 20 colaboradores, distribuídos em dois períodos (manhã e tarde) de treinamento, com 60 minutos de duração cada. Na sala de treinamento, os participantes mantiveram a distância social.

Os colaboradores mostraram interesse sobre os ensinamentos do Compliance. “Me senti mais seguro para desenvolver o meu trabalho“, declarou Para o recepcionista Paulo Barcellos, 34 anos. “Aprendi mais e entendi melhor o papel Compliance e como eles podem nos auxiliar no nosso trabalho”.

Davidyson Damasceno/ Ascom Iges-DF

Reportagem: Thaís Umbelino

Edição: Pelágio Gondim

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