Com o slogan “Segundos salvam vidas. Higienize as mãos”, uma série de ações lúdicas para conscientizar os profissionais das seis unidades de pronto atendimento (UPAs) sobre o tema começou a ser realizada, nesta semana, pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).
Em parceria com seis enfermeiras (uma de cada UPA), a equipe do núcleo reforça os conhecimentos dos colaboradores sobre como fazer a limpeza adequada das mãos por meio de dinâmicas e sorteios.
Entre as atividades está a roleta de perguntas sobre tema e uma dinâmica feita com caixa de papelão e líquido que fica fluorescente em contato com luz negra. “Quando o participante coloca a mão dentro da caixa, o líquido permite verificar se há sujidades, ou seja, se a higienização da mão está ou não correta”, disse a chefe da Qualidade e Segurança do Paciente das UPAs, Eny Fernanda Alves.
Segundo ela, o objetivo é compartilhar ainda mais conhecimentos na saúde, segundo a representante. “Promovemos atividades bem interativas para despertar maior participação e interesse dos nossos colaboradores, que ainda recebem brindes como canetas, álcool em gel e doces”.
Baseada nas metas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), esta é a primeira ação educativa de um cronograma com seis atividades que previnem riscos aos pacientes previstas para ocorrer ao longo do ano.
Em cada mês será retratado um tema diferente, como a comunicação efetiva, a segurança de medicamentos e cirurgias seguras, para reforçar ainda mais os cuidados nas unidades.