A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), realizou, na última quarta-feira (16), o seu tradicional arraiá. O evento contou com comidas típicas, decoração temática e bebês vestidos com trajes caipiras, com destaque para o ensaio fotográfico estilo newborn. A iniciativa tem como objetivo transformar a rotina hospitalar em uma experiência mais leve e acolhedora, oferecendo às famílias momentos de alegria durante a internação dos recém-nascidos.

A produção do evento é totalmente colaborativa. Enquanto parte da equipe organiza a decoração e prepara a mesa com as comidas típicas, outros profissionais preparam os bebês para as fotos, escolhem as roupinhas e registram os momentos. Para a chefe do serviço de enfermagem da UCIN, Rosane Medeiros, a ação simboliza o cuidado humanizado que a equipe busca oferecer todos os dias.
“Todo bebê é idealizado para nascer bem e ir direto pra casa. Mas nem sempre é assim. Por isso, buscamos garantir uma assistência de qualidade durante o tempo que ele estiver aqui. As mães, que muitas vezes não têm oportunidade de fazer esse tipo de ensaio fora do hospital, ficam ansiosas, querem ver as fotos e elogiam seus filhos. É um momento que quebra a tensão e traz um pouco de esperança”, destaca Rosane.
O que é a UCIN
A UCIN recebe recém-nascidos que, mesmo sendo prematuros ou com baixo peso, não necessitem de suporte ventilatório ou medicamentos vasoativos. Bebês com mais de 1,3 kg podem ser acolhidos na unidade, onde começam os cuidados essenciais para o desenvolvimento saudável: contato pele a pele com os pais, estímulo à amamentação e acompanhamento das necessidades específicas dos prematuros. Alguns ainda utilizam oxigênio suplementar, mas, com o suporte da equipe, evoluem até estarem prontos para ir para casa.

Foi o que aconteceu com João Lucas, filho de Taiane de Brito Rocha. Nascido em 28 de março, com apenas 24 semanas de gestação, ele ainda permanece internado. “Mesmo tão pequenininhos, o resultado das fotos é encantador”, elogia a mãe.
Quem também acompanha a filha na UCIN é Solange Rocha Oliveira. Heloise Gabrielly nasceu em 30 de maio, com 29 semanas. A gestação era gemelar, mas o irmão da bebê não resistiu após o parto. Ainda em processo de luto, Solange encontrou acolhimento na equipe da unidade. “Sempre via na TV e nas redes sociais esse trabalho lindo. Quando chegou a minha vez, fiquei emocionada. Minha filha ficou linda de caipira”, conta.

Cuidado que vai além
No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o cuidado com mãe e bebê começa na gestação e se estende até os dois anos de vida da criança. Diversos projetos garantem um atendimento integral, desde o pré-natal até o pós-parto. Um dos destaques é a adesão à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que incentiva boas práticas no cuidado materno-infantil, com foco no aleitamento materno.
Atualmente, estão abertas as inscrições para o curso sobre a IHAC. O treinamento aborda temas como os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, cuidado amigo da mulher, normas sobre a comercialização de alimentos infantis e a importância da presença de um acompanhante com o bebê durante todo o dia.
O curso é voltado a equipes multiprofissionais, tanto as que atuam diretamente quanto indiretamente no atendimento materno-infantil.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.




