Bibliotecas digitais contratadas pelo IGESDF tiveram mais de 17 mil acessos em abril


13/05/2020 - 15h09

Ferramentas disponibilizadas para os colaboradores oferecem conteúdos atualizados na área de saúde para elevar a qualidade da assistência ao paciente

Em abril, mais de 17 mil acessos de profissionais que atuam no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) foram registrados nas bibliotecas digitais disponíveis para os colaboradores. Do total de acessos, mais dez mil foram feitos à plataforma Up To Date, da WoltersKluweer, e mais de sete mil à ClinicalKey (Elsevier ). As duas ferramentas são reconhecidas internacionalmente.

Com o quantitativo, a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa do IGESDF atingiu a meta de acessos para manter o corpo de trabalhadores atualizado.

“Hoje as duas ferramentas, baseadas em evidência médicas, são as mais procuradas por profissionais de saúde no mundo todo. São publicações de especialistas das áreas médicas e estão disponíveis, em tempo real para os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros colaboradores”, esclareceu Patrícia Pires, bibliotecária do Hospital de Base.

A plataforma UpToDate é utilizada no DF por hospitais como a rede Sarah Kubitschek e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O recurso consiste em uma ferramenta de busca por evidência científica e conta com informações de 26 especialidades médicas que são atualizadas frequentemente por um corpo clínico de autores, editores e revisores reconhecidos mundialmente.

Já o portal ClinicalKey, da editora Elsevier, oferece mais de quatro milhões de arquivos multimídia – entre artigos científicos, imagens, vídeos e até mesmo livros na área de saúde que ainda serão lançados na sua versão física.

Patrícia Pires explicou que a atualização de conteúdos através dos livros e vídeos disponíveis complementa a formação de profissionais e residentes. “A aquisição desses materiais e mesmo as assinaturas dessas plataformas custam muito caro para serem adquiridos individualmente. Disponibilizar o conhecimento para seus colaboradores faz parte do processo de modernização que o Instituto está implantando, continuamente, em todas as suas unidades”, ressaltou.

COMO TER ACESSO? Devido à pandemia, as bibliotecas estão fechadas. O conteúdo está disponível em todos os computadores de IGESDF. O colaborador deve se cadastrar entrando pela intranet no ícone da UpToDate. Para acessar a ClinicalKey (Elsevier ), é necessário enviar e-mail para biblioteca@igesdf.org.df e, no Hospital Regional de Santa Maria, biblioteca.hrsm@igesdf.org.br

Texto: Mara Moreira/Ascom IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF