Entre os dias 06, 07 e 21 de maio e 10 de junho, a Coordenação de Governança em Privacidade e Proteção de Dados do IgesDF realizou ações de capacitação com foco na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e nas boas práticas de Segurança da Informação para os colaboradores da UPA de Ceilândia I.
O objetivo era fortalecer o entendimento e práticas que devem ser alcançadas no dia-a-dia dos colaboradores, para que sejam protegidos dados sensíveis tanto de pacientes que estejam sendo atendidos nas unidades, quanto dos funcionários lotados ali.
A abordagem foi direcionada na forma de capacitação em proteção de dados, levando em consideração alguns pontos importantes como o manuseio seguro de dados sensíveis, a conformidade legal, a criação de uma cultura de segurança da informação e a conscientização das ameaças cibernéticas.
Os colaboradores foram treinados em protocolos seguros para o manuseio de prontuários médicos, dados sensíveis, incluindo práticas de armazenamento, compartilhamento e descarte adequado. De acordo com a coordenadora de Governança em Privacidade e Proteção de Dados, Bruna Cruz, “com a implementação da LGPD, é crucial que todos os colaboradores estejam cientes das responsabilidades e obrigações legais em relação ao tratamento de informações pessoais”.
A capacitação não se limitou a aspectos técnicos, mas também buscou criar uma cultura organizacional que valorize as boas práticas de segurança da informação em todos os níveis e foram abordadas as ameaças cibernéticas mais recentes. “Indicamos também quais as melhores práticas para prevenção de ataques, garantindo que a equipe da UPA de Ceilândia I esteja equipada para lidar com potenciais vulnerabilidades”, completou Bruna.
Todos os participantes da capacitação receberão um certificado emitido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa. “Ao fim das capacitações temos a convicção de que nossa equipe está mais preparada para enfrentar os desafios contemporâneos em privacidade e segurança da informação. Preciso agradecer o empenho de todos os colaboradores que participaram dessas iniciativas e reiteramos nosso compromisso contínuo com a proteção dos dados e a excelência operacional”, lembrou Bruna.
Ainda de acordo com Bruna, a proteção dos dados é uma responsabilidade compartilhada. “Encorajamos todos a aplicar os conhecimentos adquiridos diariamente, promovendo uma cultura organizacional cada vez mais segura. Contamos com a colaboração de cada um para mantermos a UPA Ceilândia I como referência em proteção de dados”, concluiu.