Com 18 votos Sergio Costa é aprovado pela CLDF para presidência do IGESDF


30/06/2020 - 19h18

Votação ocorreu nesta terça-feira (30) com a presença de 21 parlamentares

A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou o nome do enfermeiro Sergio Luiz da Costa para assumir como titular o cargo de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). A votação ocorreu em sessão extraordinária nesta terça-feira (30) com a presença de 21 parlamentares, sendo 18 votos favoráveis e três abstenções.

O gestor era diretor vice-presidente e, após a saída de Francisco Araújo para a Secretaria de Saúde do DF, ele ocupava interinamente a presidência do instituto.

“Como vice-presidente, minha atuação foi dentro do escopo das leis do IGESDF e cumprimento das minhas atribuições. Como diretor-presidente, trabalharei com determinação, legalidade e afinco, com foco em alguns eixos extremamente importantes para melhorar a qualidade dos serviços”, disse o gestor, que foi elogiado pelo currículo e agradeceu pela confiança a ele atribuído pelos parlamentares.

Na sexta-feira passada (26), Sergio Costa foi sabatinado e seu nome já tinha sido aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF para presidência. A arguição começou 16 horas e terminou 18h45, em audiência pública remota conduzida pelo presidente da CESC, deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos).

Em seguida, foi iniciada a sessão extraordinária para parecer da sabatina encerrada às 19h09. Foram quatro votos favoráveis, do presidente da comissão Jorge Vianna (Podemos), da deputada Arlete Sampaio (PT), de Rodrigo Delmasso (Republicanos) e do deputado Hermeto (MDB), além de uma ausência.

No dia da sabatina, Sergio Costa iniciou a fala detalhando o seu currículo e carreira sólida no âmbito da Administração Pública Federal, Estadual/Distrital e Municipal com larga experiência em Gestão Pública, sendo que sua atuação no IGESDF começou em setembro de 2019, quando foi submetido ao Conselho de Administração do instituto para ocupar o cargo na instituição.

O gestor citou como pontos importantes que serão destaque na sua gestão a continuidade do processo de modernização das estruturas prediais, renovação do parque tecnológico de equipamentos em saúde e implantação do projeto de eficiência energética que inclui a subestação do Hospital de Base.

Ele citou ainda a implementação de melhoria dos processos de eficiência logística, maior controle de orçamento e comunicação, bem como ampliação dos canais de comunicação com a sociedade.

“Também vou trabalhar por um modelo de gestão de pessoas mais eficiente, modernizando as ferramentas  e desenvolvendo lideranças”, disse, ao citar que já foi aprovado o plano de cargos e salários do instituto no Conselho de Administração.

Sergio Costa ressaltou, ainda, a necessidade de ampliar a resposta da cirurgia cardíaca, da neurologia, do trauma e de outros serviços que integram o perfil assistencial do Hospital de Base.

CURRÍCULO – Sergio Costa é graduado em enfermagem pela Faculdades Adamantinenses Integradas (1999) e é mestre em Saúde Coletiva pela UNICAMP/FOP (2017).

As pós-graduações são na área de Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010), em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade da Alta Paulista (2008), em Medicina Chinesa pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura (2005), em Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (2002) e em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (2001).

Ele exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde em Bastos/SP (2003 – 2008) e em Iepê/SP (2009). Foi  Secretário de Administração de Iepê/SP (2010 – 2012) e presidiu a Associação Beneficente de Bastos – Hospital (2006-2007).

O gestor participou ativamente do processo de constituição das Regiões de Saúde e Colegiado de Gestão Regional, sendo nomeado representante do Colegiado de Gestão Regional de Tupã (2007-2008) e Alto Capivari (2009). Ele foi docente da Faculdade da Alta Paulista (2006-2011).

O gestor ocupou ainda os cargos de supervisor de Redes de Atenção à Saúde/MS (2013 – 2014), Assessor do Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde/MS (2015 – 2018) e Secretário Adjunto de Estado da Saúde do Distrito Federal (Janeiro de 2019 a Agosto de 2019).

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF