Começa I Congresso de Inovação do IGESDF

Evento vai até sexta (10) com palestras, workshops e debates na área da saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp


Nesta segunda-feira (6), foi realizada a abertura do I Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) no auditório do Hospital de Base do DF (HBDF). Com mais de 300 inscritos, o evento aberto ao público ocorrerá até sexta-feira (10) e está sendo transmitido ao vivo neste link, bem como no Hospital da Criança e no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). O objetivo é estimular a troca de experiência entre profissionais de saúde e pesquisadores do IGESDF, incentivando o desenvolvimento de estudos científicos e ideias inovadoras que possam modernizar e melhorar a assistência aos pacientes atendidos no DF.

Promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do instituto, o congresso integra três eventos: o 1º Simpósio de Pesquisa Científica, a 3ª Jornada dos Residentes do IGESDF e a 39ª Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base. Ao todo, serão realizadas oito mesas redondas, 16 apresentações de estudos, seis workshops e 10 palestras com temáticas na área da saúde.

O congresso tem como público alvo médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, residentes multiprofissionais e outros profissionais de saúde.

Diretor-Presidente do IGESDF, Gislei Morais, durante a abertura do congresso

Na abertura do congresso, o diretor-presidente do IGESDF, Gislei Morais, ressaltou que o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde é fundamental. “Através do conhecimento podemos cuidar das pessoas, fabricar insumos inovadores na área de saúde, crescer e desenvolver”, ressaltou. “Nosso instituto é de gestão, então, temos que inovar, melhorar e transformar nossas unidades assistenciais no que há de melhor não só no Brasil, mas no mundo. Hoje é muito fácil conhecer tudo que acontece no mundo todo. Portanto, temos que ficar atentos”, complementou.

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

A diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz, lembrou que o Centro de Pesquisa em Saúde do IGESDF é considerado um dos maiores e mais promissores do Distrito Federal por agregar uma grande quantidade de pesquisadores e um corpo clínico de excelência com aptidão para conduzir estudos nacionais e internacionais.

Segundo ela, desde 2019, mais de 200 pesquisas livres foram realizadas, entre elas, pesquisas acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso, publicações em revistas científicas e iniciação científica. Também foram conduzidos 140 estudos clínicos. Além disso, durante esse período, o Centro de Pesquisa foi recrutado para desenvolver 10 pesquisas patrocinadas. Atualmente, mais de 1,3 mil estudantes na área de saúde produzem conhecimento científico no Hospital de Base, no Hospital Regional de Santa Maria e nas unidades de pronto atendimento (UPAs), todos administrados pelo instituto.

“Esses números mostram que tem crescido significativamente o interesse pela produção científica pelos colaboradores do IGESDF e que temos apoiado todas as iniciativas nessa área”, disse a diretora.

Vice-presidente do IGESDF, Mariela Souza; diretora de Ensino, Emanuela Ferraz; e diretor de Logística, José Gonçalves

Estavam presentes no evento a vice-presidente do IGESDF, Mariela Souza de Jesus; o diretor de Administração e Logística, José Antônio Gonçalves Rosa; o Superintendente do Hospital de Base, Paulo Giovanni Pinheiro Cortez; a diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Inocência Rocha, e a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital da Criança, Valdenize Tiziani; entre outras autoridades.

Confira abaixo a programação completa:

Reportagem: Ailane Silva

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72