A Controladoria e Corregedoria Interna do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) celebra o encerramento bem-sucedido da capacitação anual dos gestores das 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob sua gestão. As últimas Upas capacitadas foram as do Riacho Fundo II, Paranoá, Gama e Samambaia. Ao longo de 2023, a Corregedoria e Controladoria Interna se dedicaram a aprimorar os procedimentos disciplinares como foco na excelência e a disciplina no ambiente de trabalho.
Durante esse período, Vanessa Tchelzoff, coordenadora da Corregedoria e Controladoria Interna, ressaltou a abordagem inovadora da capacitação. “Realizar o treinamento de forma individualizada com os gestores de cada unidade proporcionou um ambiente mais reservado, onde puderam expressar dúvidas e compartilhar experiências de forma mais aberta. Isso se mostrou mais produtivo do que um evento único para todos os gestores.”
O principal objetivo da capacitação foi preparar os gestores do IgesDF, visando aprimorar a qualidade do atendimento e fomentar a disciplina no ambiente de trabalho. Vanessa enfatiza que o processo contínuo teve como meta eliminar preocupações relacionadas a assédio ou perseguição.
Sobre a experiência, a Gerente da UPA do Paranoá, Julieta Andrade, ao comentar a capacitação, afirmou: “Foi muito bom, bastante esclarecedor. A oportunidade de discutir casos e tirar dúvidas de forma mais próxima, realmente contribuiu para o nosso aperfeiçoamento. Será muito melhor para que possamos ter uma tomada de decisão mais assertiva”.
Cada gestor contribuiu de maneira única para o aperfeiçoamento e rompimento da cultura negativa que, por vezes, associava a Corregedoria e Controladoria a um ambiente de temor. A intenção, segundo Vanessa, era transformar essa percepção e estabelecer um ambiente mais positivo.
A Coordenadora destaca ainda a importância do Procedimento Operacional Padrão para Gestores (POP), que continua a ser uma referência ética apresentada durante as capacitações. “O POP funciona como uma ‘bússola ética’, simplificando o Regulamento de Procedimento Disciplinar e fornecendo orientações claras em caso de irregularidades”, explica Vanessa Tchelzoff.
Em um desfecho, vale mencionar que os gestores da Diretoria de Administração e Logística (DALOG) também passam pela capacitação, reforçando o compromisso contínuo do IgesDF com a excelência e a disciplina no ambiente de trabalho.
Confira todas a fotos aqui! https://www.flickr.com/photos/igesdfoficial/albums/72177720313567598/