SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Curso ensina a humanizar atendimento e a salvar vidas

Colaboradores do IGESDF, que não são profissionais de saúde, aprendem técnicas para primeiros socorros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thaís Umbelino

Primeiros socorros são importantes para salvar vidas

Aprimorar a qualidade do atendimento nas unidades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e preparar os colaboradores da instituição a socorrer pessoas em situações emergenciais que ocorram fora do ambiente hospitalar. Estes são os objetivos do curso “Juntos Salvamos Vidas”, que começou a ser ministrado nesta terça-feira (3/8), no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), pelo Núcleo de Educação Permanente do IGESDF, em parceria com a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) da instituição.

Estão sendo capacitados 200 trabalhadores, entre colaboradores do setor administrativo e funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao IGESDF.

Com o treinamento, o IGESDF quer aprimorar sua política de humanização do atendimento, melhorando a abordagem aos pacientes e aos familiares deles ainda já na chegada às áreas de recepção das unidades do instituto. Ao mesmo tempo, a instituição busca preparar colaboradores que não são profissionais de saúde para que saibam como agir em casos de emergência fora de qualquer dependência hospitalar.

Vários profissionais participaram da capacitação no Hospital de Santa Maria

Primeiros cuidados

Um dos temas do curso é sobre os primeiros cuidados com os pacientes que chegam às unidades do IGESDF. “Para fazer um bom um bom acolhimento é preciso observa como o paciente está, se ele apresenta alguma necessidade especial e se deseja ligar para algum parente ou amigo”, ensina a psicóloga Leidiane Brandão, uma das palestrantes do curso.

Já a enfermeira da Educação, Gabriela Ladeira Meireles, ensina os participantes a reconhecerem sintomas e a como prestar os primeiros socorros em casos de infarto, engasgo e Acidente Vascular Cerebral (AVC), situações que ocorrem rotineiramente em diversos locais. “A qualidade do socorro prestado é crucial para salvar a vida da pessoa atendida”, ressalta Gabriela.

Alisson dos Santos, que executa tarefas administrativas na UPA do Recanto das Emas, saiu satisfeito com o treinamento e mais seguro para lidar com situações de emergência. “É uma iniciativa muito legal do IGES. Acho que agora consigo realizar uma manobra de salvamento, caso necessário, se algum paciente precisar de ajuda”, afirmou.

O colaborador administrativo, Alisson dos Santos, participou do treinamento

Participam do treinamento colaboradores do HRSM e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas. Com turmas nos turno matutino e vespertino, o curso será concluído nesta quarta-feira (4). Mas nos próximos dias 5 e 6, o treinamento será dado para os colaboradores do Hospital de Base (HB) e das UPAs do Núcleo Bandeirante, Sobradinho e São Sebastião.

O IGESDF começou a oferecer esse treinamento aos seus colaboradores em dezembro de 2018. O curso foi aprimorado e agora é realizado a cada seis meses, sempre buscando atingir um número cada vez maior de participantes.

Edição: Pelágio Gondim

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72