Cursos on-line permitem que residentes multiprofissionais prossigam estudos


02/07/2020 - 11h14

Os 28 residentes não interromperam a formação profissional com a pandemia –

Com o tema “A Vivência Multiprofissional na Covid-19”, foi realizado nesta quarta-feira (1º/07), no Hospital de Base, o evento on-line , promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), para profissionais da saúde. O objetivo é compartilhar evidências e experiências do manejo em pacientes com o novo coronavírus. Muitas dúvidas do atual cenário intra-hospitalar foram respondidas nessa webinar.

Sob a supervisão dos tutores do Programa Multiprofissional em Urgência e Emergência, do Centro de Inovação, Ensino e Pesquisa (Ciep) do IGESDF, o roteiro foi elaborado pelos 28 alunos da residência multiprofissional no Instituto, como parte da grade de ensino do curso.

Para o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa, “o ensino e a pesquisa fazem parte dos princípios que regem o Instituto. Mesmo nesse momento de pandemia que estamos atravessando, todos os nossos esforços são para que nenhuma área fique descoberta. Temos conseguido graças ao empenho de todos”, afirmou Costa.

A coordenadora do programa, Maíra Silveira Coelho, avalia que “as aulas on-line foram uma solução nesse período de pandemia, pois os alunos precisam cumprir 60 horas semanais sendo 48 de prática e 12 de teórica”.

Todos os residentes participam do programa do Ministério da Saúde “Brasil Conta Comigo”, que oferece uma bonificação como incentivo para os profissionais de saúde participarem do combate à pandemia.

Residente em Oncologia Farmacêutica, Weversom Alves dos Reis, afirma que a adaptação aos estudos on-line, “permitiu continuar com a nossa residência sem perder conteúdo. Já produzimos cinco artigos que estão em análise para publicação em revistas científicas, organizamos essa webinar, e continuamos a nos atualizar”.

A webinar contou com a participação dos palestrantes, Julival Ribeiro, infectologista; Maria Luisa de Oliveira, farmacêutica; Ana Luísa Falcomer, nutricionista; Katryne Holanda, fisioterapeuta e Marcela Volarim, enfermeira.

 

Texto: Mara Moreira/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF