Projeto Acolher realizou mais de 700 atendimentos em 2021

Entre julho e dezembro, atividades acolheram 726 colaboradores do IGESDF, entre atendimentos e rodas de conversa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um saldo de 724 atendimentos, 726 colaboradores acolhidos e 27 rodas de conversa realizadas. Em menos de seis meses desde o início das suas atividades – julho a dezembro de 2021, o Projeto Acolher: Cuidando da Saúde Mental do Colaborador, da Diretoria Vice-Presidência, ampliou a oferta de atendimentos individuais para todas as unidades assistenciais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) e criou dois espaços voltados exclusivamente ao acolhimento de seus profissionais, localizadas no Hospital de Base (HB) e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Ao todo, 8% do total de colaboradores ativos do instituto já passaram pelo Acolher.

“Nosso projeto é todo voltado ao nosso colaborador, para que ele se sinta acolhido e motivado pela instituição e que, recebendo o nosso cuidado, tenha condições de manter suas atividades laborais”, afirma a vice-presidente do IGESDF, Mariela Souza de Jesus. A diretora ressalta ainda que “os resultados beneficiam diretamente a nossa população, uma vez que as ações de promoção, prevenção e de assistência disponibilizam acompanhamento contínuo, contribuindo para a redução gradual no índice de absenteísmo, evitando a sobrecarga das equipes e garantindo atendimento de excelência ao cidadão em nossas unidades”.

Em 2021, as ações tiveram como foco a saúde mental dos colaboradores. “O aumento do adoecimento por transtornos mentais e comportamentais, somados ao contexto do enfrentamento à pandemia de Covid-19 e à sobrecarga do sistema de saúde como um todo desde março de 2020, reforçam a necessidade do Projeto Acolher, fortalecendo, ainda, as ações do Programa Qualidade de Vida no Trabalho”, explica a coordenadora da Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (CSSVT), Maíra Vasconcelos.

Ao todo, 495 profissionais receberam atendimento em 2021 – 385 psicológicos e 272 psiquiátricos, totalizando em 657 atendimentos. Os demais atendimentos foram em Acupuntura, também disponibilizado pelo Projeto. Já as rodas de conversa, palestras e oficinas contaram com a presença de 231 colaboradores, em um total de 27 ações de sensibilização, de orientação e de conscientização. Entre os temas abordados, estão Saúde do Homem – em alusão ao Novembro Azul, a importância do autocuidado, luto e comunicação não-violenta.

Nos hospitais de Base e de Santa Maria, os colaboradores são atendidos no Espaço Acolher, destinados exclusivamente às ações do Projeto, a fim de dar mais privacidade aos colaboradores. Para possibilitar o acolhimento em todas as unidades assistenciais, o atendimento é feito de forma itinerante em todas as UPAs. Ao todo, 147 colaboradores das unidades pré-hospitalares já estão sendo acompanhados por psicoterapia.

De acordo com a vice-presidente do IGESDF, para 2022 está prevista a ampliação do Projeto, com a inclusão de mais especialidades. “O número de colaboradores que já receberam o nosso acolhimento e os índices que alcançamos são impulsionadores para novas ações. Em menos de seis meses, 8% dos nossos profissionais, de todas as nossas unidades, já buscaram o Acolher e receberam o nosso cuidado, nas diferentes frentes de atuação. Ações como essa mostram aos nossos colaboradores a importância que eles têm para o IGESDF e para a saúde do DF”, enfatiza.

Janeiro Branco

Janeiro é conhecido pela renovação de um novo ciclo, mas, também, marcado por ações que integram o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a importância da prevenção às doenças mentais, e de fortalecer cuidados com a promoção de bem-estar físico, social e mental. Este ano, a campanha tem como mote “O mundo pede saúde mental”.

Para abordar o tema, o IGESDF tem promovido ações tanto voltadas aos colaboradores quanto abertas ao público externo. Nesta quarta-feira (19/1), foi dado início à “Rede de Acolhimento Ninguém precisa dar conta de tudo sozinho”, promovida pelo Projeto Acolher. A iniciativa, que percorrerá todas as 16 unidades assistenciais e administrativas do IGESDF, tem como objetivo falar sobre o cuidado diário com a saúde mental, reforçando, ainda, a importância do trabalho em equipe não só para a rotina de trabalho, mas nas relações interpessoais que contribuem para ambientes mais saudáveis e acolhedores. As ações seguem até o final deste mês, dia 31.

Na quinta-feira (20/1), das 14h às 18h, será realizado o webinar Janeiro Branco – A saúde mental no contexto hospitalar. Uma visão corporativa e humanizada, promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), por meio do Núcleo de Educação Corporativa. O evento online, aberto ao público, será realizado na Plataforma Teams. As inscrições podem ser feitas aqui.

Texto: Nayane Taniguchi

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72