Espaço de Ensino Digital é inaugurado no Hospital de Base


04/09/2020 - 12h48

Estrutura é interligada ao Centro de Simulação Realística instalado no Hospital Regional de Santa Maria que conta com tecnologia de ponta para capacitar profissionais de saúde

Com equipamentos modernos para treinar equipes de saúde, o Espaço de Ensino Digital do Hospital de Base entrou em operação nesta sexta-feira (4). No local, são transmitidas imagens do Centro de Simulação Realística, um laboratório com tecnologia de ponta inaugurado em maio deste ano no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) que conta com 18 bonecos simuladores que reproduzem a estrutura biológica humana para capacitação em um cenário mais próximo da realidade.

Esse é o terceiro espaço de ensino implantado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), sendo que os dois primeiros foram abertos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia e Sobradinho.

“Ter essa interação com o cenário de prática inovador é de fundamental importância para que possamos avançar na missão do instituto, que é prestar assistência médica, inovação, ensino e pesquisa e gestão no campo da saúde. Vamos continuar com essas ações com implantação desse espaço em novas unidades”, disse o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa.
Segundo ele, a ideia é que o Hospital de Base (HB) também passe a contar, em breve, com um Centro de Simulação Realística, porém, com estrutura diferente da que foi colocada em Santa Maria, já que o Base atende um perfil de pacientes diferente e com maior complexidade.

O diretor de Inovação, Ensino e Pesquisa do IGESDF, Everton Macêdo, explicou que a sala conta com um kit multimídia composto por equipamento de projeção, integração por webcam com as outras unidades de ensino e estrutura de mobiliários com carteiras. “Essa sala vai proporcionar o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem, aumentando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área assistencial”, ressaltou.

Segundo ele, a sala também permite integração com a Plataforma de Ensino EAD, que oferece diversos cursos online.

CENTRO DE SIMULAÇÃO – Instalado em uma sala equipada com aparelhos médicos, o centro conta com uma rede de quatro câmeras que permitem aproximação das imagens e captação de sons que podem ser transmitidos em tempo real e serem armazenados.

A simulação realística é o mais avançado método de treinamento utilizado principalmente em atividades de risco, com o objetivo de aumentar a segurança dos processos de treinamento.

Apoiada em alta tecnologia, reproduz, por meio de cenários clínicos, experiências da vida real. Para tanto, utiliza simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um ambiente virtual de atendimento médico com o objetivo de garantir a segurança no processo de capacitação.

Texto: Ailane Pereira / Agência IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno / Agência IGESDF