Familiares fazem faixa de agradecimento a profissionais da UPA de Sobradinho


01/09/2020 - 11h46

Parentes de paciente que venceu a covid-19 elogiaram o atendimento que contribuiu para salvar a vida dela

Uma faixa que chama a atenção de todos estampa a enorme gratidão aos profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho. A homenagem foi feita pela família de uma paciente com covid-19, que recebeu todos os cuidados necessários para conseguir vencer a batalha contra a Covid-19 e já recebeu alta da unidade.

Na faixa, a homenagem: “A família de Vânia Lucia agradece o excelente atendimento, cuidado e carinho de todos os profissionais da UPA de Sobradinho-DF, equipes de saúde, limpeza, administrativa e apoio. Vocês são nota 10!”.

De acordo com a gerente da UPA, Tatiane Nunes, “é muito gratificante sempre para todos que trabalham na unidade receber esse tipo de apoio”. “A gente vibra com cada alta que o paciente recebe. Sabemos que a UTI é um lugar de pacientes graves, e todos que saíram, saíram muito bem, recuperados 100%”, comemorou.

A intensivista-chefe da unidade, Andréia Hobra, conta que em duas semanas seis pacientes receberam alta da UTI após apresentarem melhoras no quadro de saúde. “Aqui nós cuidamos do paciente com todo carinho, profissionalismo, seguindo todas as normas sanitárias, do Ministério da Saúde, da Anvisa, e temos equipe multidisciplinar. Na UPA contamos com dois intensivistas, não-plantonistas, titulados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, que passam diariamente avaliando todos os pacientes e discutindo com os plantonistas”, explicou.

A UPA também dispõe de fisioterapia, psicólogos e assistência social. A ideia, segundo a diretora, é para o paciente ter um tratamento humanizado. “Também fazemos vídeo chamada com familiares, por conta da restrição na UTI. E graças a essa assistência integral, nessas duas semanas seis pacientes tiveram alta”, completa.

“Esse agradecimento só reforça a importância do papel desses profissionais para salvar vidas. Por isso, o instituto apoia os profissionais de saúde e oferece todo o suporte necessário para que possam trabalhar”, ressaltou o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa.

SERVIÇO – A UPA de Sobradinho conta com 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19. Os leitos contam com ventiladores pulmonares, equipamentos de hemodiálise, pontos de gases medicinais, monitores multipârametros, bombas de infusão, cardioversores, entre outros aparelhos.

As alas que recebem esses pacientes estão isoladas e contam com sala de paramentação e desparamentação, evitando a contaminação em outros setores. A UPA também conta com uma tenda na área externa para atender pacientes com suspeita e casos confirmados da covid-19.

DIFERENCIAL – Os pacientes dos leitos de UTI da UPA de Sobradinho ganham um lugar especial para colocar fotos de parentes e familiares. O projeto Memória da Vitória tem como objetivo humanizar o atendimento. Basta que os familiares levem a foto, que será digitalizada, impressa e colocada num suporte de acrílico colado acima de cada leito. Quando receber alta, o paciente receberá um porta-retrato com a frase “Venci a covid-19”, onde poderá colocar a foto e levar para casa.