Farmácia de Quimioterápicos do HB será inaugurada em 2021

Depois de reformado, espaço vai ser equipado e destinado à manipulação de doses destinadas aos pacientes com câncer

Ailane Silva
21/12/2020 - 19h24

A nova Farmácia de Manipulação de Quimioterápicos do Hospital de Base (HB) deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2021. A previsão foi anunciada pelo presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Paulo Ricardo Silva, durante visita nesta segunda-feira (21) para monitorar o andamento das obras de reforma da farmácia do HB, que é referência em atendimento oncológico.

Presidente do Iges e equipe durante visita à nova farmácia de quimioterápicos
Presidente do Iges e equipe durante visita à nova farmácia de quimioterápicos

“O Hospital de Base tem 60 anos de existência, por isso, estamos analisando as instalações para verificar as melhorias que já estão em andamento e identificar o que é possível modernizar para prestar uma assistência de altíssima qualidade em oncologia, que em breve vai contar com esse serviço”, ressaltou Paulo Ricardo.

O superintendente operacional da Unidade de Apoio, Dickson Gomes, informou que a reforma da Farmácia de Manipulação de Quimioterápicos foi concluída neste mês e que faltam chegar equipamentos e mobiliários. Tudo já está em processo de compra.

O espaço conta com três salas para que profissionais especializados manipulem os quimioterápicos para pacientes oncológicos. Atualmente, o serviço é feito no Hospital Regional de Taguatinga.

O presidente também esteve hoje na Unidade de Medicina Nuclear, onde foi instalado um aparelho que faz exame de imagem de alta qualidade, chamado PET-CT. Ele será usado principalmente para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer. Para entrar em funcionamento, o espaço aguarda aprovação da Comissão Nacional de Medicina Nuclear, além de alguns ajustes.

Visita à Unidade de Medicina Nuclear, onde foi instalado o aparelho PET-CT
Visita à Unidade de Medicina Nuclear, onde foi instalado o aparelho PET-CT, que será usado principalmente para diagnóstico de pacientes com câncer

Acompanharam o presidente na visita o diretor de Administração e Logística, Marcelo Oliveira; o diretor de Atenção à Saúde, Jair Filho; e o superintendente do HB, Lucas Seixas.

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br