Gestores do Base são premiados por trabalho de excelência

Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente entregou troféus para cinco profissionais que se destacaram em suas áreas

Thais Umbelino
18/12/2020 - 17h29

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NUSQP) do Hospital de Base (HB) premiou, na tarde desta sexta-feira (18), cinco gestores pela excelência nas boas práticas de qualidade e segurança do paciente em 2020, que contribuíram para prevenção de acidentes, infecções e outras intercorrências.

prêmio para reconhecer trabalho de excelência de gestores
Troféu entregue a cada um dos homenageados

“Mesmo em um ano tão difícil de enfrentamento da pandemia, percebemos a motivação e a competência de todos os nossos profissionais. Que a gente sempre possa melhorar o nosso serviço para oferecer um atendimento de excelência”, enfatizou Thais Martins, gerente geral de Serviços Hospitalares.

Para a escolha dos homenageados, a equipe do NUQSP analisou se os gestores seguiram critérios como assistência à saúde, ações preventivas, economia nos custos e serviço oferecido aos pacientes e familiares.

“A cerimônia de Reconhecimento se tornou possível diante do monitoramento dos processos realizados pelo NUQSP junto às áreas do Hospital de Base, no que tange à gestão e a segurança do paciente; pois traduzem a saúde da assistência prestada como um todo”, explicou a chefe do Núcleo, Darlene Costa.

Quem são os premiados

Com 92% de conformidade quanto às práticas de qualidade e segurança do paciente, o primeiro colocado foi o chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Julival Ribeiros Fagundes, representado pelo infectologista Paulo Cortez na cerimônia de premiação.

“Nossa área desenvolve ações que reduzem a incidência e a gravidade das infecções, e nada seria possível se não fosse toda a equipe envolvida”, disse o infectologista. Os integrantes do setor receberam um curso de Prevenção e Controle de Infecção e Biossegurança, oferecido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes).

Premiados contribuíram para prevenção de acidentes, infecções e outras intercorrências no Hospital de Base

Em segundo lugar, ficou Nathalia Lobão, gestora do Serviço de Farmácia Clínica, que atingiu 79% de conformidade quanto às práticas de qualidade e segurança do paciente. A área é responsável pelo desenvolvimento de práticas clinico-assistenciais e o uso racional de medicamentos.

Nathalia foi representada pela farmacêutica clínica Maria Luiza de Oliveira, que agradeceu o reconhecimento. “Acredito que a gente consegue fazer o trabalho com um olhar diferenciado. A Nathalia, como nossa chefe, faz um serviço incrível, dando suporte para toda a equipe”, declarou.

O Núcleo de Segurança Institucional, gerido por Rogério Pacheco, foi reconhecido por atender com 70% de excelência aos critérios exigidos. “Esse trabalho não foi feito somente por mim. Sem o apoio dos funcionários, nada seria possível”, agradeceu o responsável pelas atividades de estrutura segura aos pacientes, acompanhantes, profissionais e visitantes.

O Núcleo das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) do Hospital de Base também foi reconhecido pelos serviços prestados. A unidade obteve resultados de excelência após três anos do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, oferecido pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa ajudou a salvar cerca de 126 pessoas, de acordo com a gestora do Núcleo de UTIs do Base, Ana Cristina Fontenelle. “Passamos por muitas dificuldades para conseguir implementar o projeto, mas deu certo. Conseguimos avançar e conquistar o resultado de 94% de redução de infecções nas UTIs”, disse.

O último troféu foi direcionado ao superintendente do HB, Lucas Seixas, pelo comprometimento e apoio frente às demandas de todos os setores do hospital. “Este evento marca apenas o início de uma tradição, que é homenagear, aplaudir e exaltar quem faz a diferença. Nós queremos pessoas engajadas, criando um clima bom de trabalho e contribuindo para um serviço de excelência”, declarou Seixas.

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