SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

HB completa um ano da retomada de cirurgia cardíaca com 162 pacientes operados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Operações de peito aberto ficaram suspensas entre 2014 e 2018, voltaram a ser realizadas em 2019

 

O Hospital de Base (HB) atingiu hoje (21) a marca de 162 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de peito aberto. Hoje faz um ano que o hospital retomou esse tipo de procedimento, que ficou suspenso entre 2014 e 2018.

Essas cirurgias, de alta complexidade e de grande porte, só puderam ser retomadas após os esforços do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) para ampliar a equipe de profissionais, adquirir equipamentos  modernos e normalizar o abastecimento de insumos.

Além de retomar as cirurgias de peito aberto, o HB conseguiu também realizou procedimentos menos complexos, como implante de marcapassos e desfibriladores. Assim, o hospital fechou 2019 com o total de 528 pacientes atendidos com esses procedimentos. E até 30 de setembro deste ano, mesmo com a pandemia do coronavírus, o hospital implantou marcapassos em 291 pacientes.

 REFERÊNCIA 

“Trabalhamos muito pela reativação do serviço para que pudéssemos operar os pacientes que aguardavam na fila de espera”, afirmou a chefe da Cirurgia Cardíaca, Tatiana Maia. “O Hospital de Base sempre foi uma referência em cirurgia cardíaca de alta complexidade. A agora, nosso objetivo é que ele volte a ser um líder nesse tipo de procedimento no Centro-Oeste”.

Essa liderança foi assumida pelo Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) durante o período em que o HB deixou de realizar esse tipo de cirurgia. Resolvidos os problemas, o hospital volta a figurar entre as melhores unidades de cadiologia de alta complexidade no DF, segundo a médica.

Isso porque, conforme Tatiana, além de equipe qualificada, o HB dispõe de equipamentos modernos e materiais necessários para realizar, com sucesso, as cirurgias cardíacas mais complexas.

 

Reportagem: Ailane Silva – Ascom/IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno – Ascom/IGESDF

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72