Ambulatório do Hospital de Base já reabilitou 148 pacientes pós-covid

Serviço é voltado para pacientes que receberam alta para casa, mas apresentam sequelas da doença

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thays Rosário

Cansaço, falta de ar, dores e até dificuldade de locomoção são as principais queixas de quem ficou com sequelas da covid-19 após voltar para casa. Para ajudar na recuperação desses pacientes, o Hospital de Base (HB) oferece atendimento especializado. Mais de 148 pacientes já foram atendidos, sendo que cada um deles realizou em média oito sessões de reabilitação.

Edmilson Alves continua reabilitação contra covid
Edmilson Alves continua reabilitação contra as sequelas da covid

Há um mês, o aposentado Edmilson Alves de Souza, de 60 anos, realiza sessões de reabilitação pulmonar no ambulatório do HB. Morador de Planaltina, Edmilson garante que o serviço tem devolvido a sua qualidade de vida. “Quando recebi alta da UTI Covid, fui para casa muito debilitado, sentindo cansaço extremo. Eu nem conseguia dar poucos passos sem me sentir mal”, relembrou. “Nesse um mês que estou fazendo a reabilitação, já me sinto melhor. Já consigo caminhar e fazer algumas atividades. Mas quero melhorar ainda mais”, espera.

Edmilson faz tratamento com pneumologista no HB há dois anos. Para ele, vencer a covid-19 significa um novo nascimento. “Eu tinha muito medo de pegar o coronavírus. Pensava que essa doença me mataria, já que o meu pulmão já é comprometido pela pneumonia”, relatou. “Quando fui infectado, só pensava na minha esposa, filhos e netos. Fico feliz em ter sobrevivido e sigo aqui fazendo o tratamento porque ainda quero passar muitos anos ao lado da minha família”, concluiu.

Serviço

Ambulatório Pós-Covid do HB funciona desde agosto de 2020, realizando 24 atendimentos por mês. O serviço de reabilitação é disponibilizado no ambulatório de fisioterapia e faz parte do projeto Reab Pós-Covid-19, vinculado ao programa ProadiSUS do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o Hospital de Base.

Davidyson Damasceno/Iges-DF
Fisioterapeuta Paula Marques

A fisioterapeuta Paula Marques ressaltou o perfil de público atendido. “O nosso programa de reabilitação pulmonar é exclusivo para pacientes que receberam alta das UTIs ou enfermaria covid, ou que são encaminhados por nossos pneumologistas”, observou. “Para aqueles que não possuem encaminhamento médico, a orientação é que procurem a secretaria do serviço para agendarem avaliação”, disse.

Paula Marques explica, ainda, que o tratamento estimula várias áreas do corpo do paciente. “Fazemos a reabilitação cardiopulmonar com esteira, escada e bicicleta e também a reabilitação motora com pesos e elásticos, além de circuitos de treinamento funcional.”, detalhou.

Funcionamento

O Ambulatório Pós-Covid funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h, atendendo pacientes que receberam alta das UTIs e enfermaria covid do HB ou que possuem encaminhamento médico. Está localizado no Ambulatório de Fisioterapia do Hospital de Base. Telefone: (61) 3550-8843.

Edição: Ailane Silva

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72