O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, na manhã do último sábado (11), uma visita pra lá de especial. O Homem-Aranha, a Bela Adormecida, o Chaves, o Mario Bros e outros personagens invadiram os corredores da unidade para celebrar o Dia das Crianças de um jeito diferente, com música e gestos de solidariedade.

A ação foi promovida pelos membros da Pastoral da Saúde, da Paróquia Santa Mãe de Deus, responsável pela capela do hospital, que realiza anualmente a entrega de brinquedos para crianças internadas ou em atendimento. Os voluntários percorreram o pronto-socorro infantil, a ala da pediatria e a Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed), levando não apenas presentes, mas também mensagens de fé e esperança por meio de orações e canções.
Segundo a chefe de enfermagem do pronto-socorro infantil, Layana Lopes, momentos como esse têm grande impacto na recuperação emocional das crianças. “O processo de internação é muito delicado, pois a criança está fora do ambiente familiar e cercada de pessoas desconhecidas. Proporcionar momentos de alegria e distração contribui para o bem-estar emocional durante o tratamento”, explica.

Entre as famílias que receberam a visita estava a da bebê Noemi, de apenas oito meses, acompanhada pela mãe, Janaina Bispo. “Foi uma surpresa. É bom pra gente sair um pouco da rotina de hospital. Minha filha ganhou um mordedor, que vai ser ótimo quando nascerem os dentinhos”.
Para Cláudio Sampaio, membro da Pastoral da Saúde, o objetivo vai muito além dos presentes. “A reação das crianças foi maravilhosa. Mais do que os brinquedos, o mais importante é levar acolhimento e esperança. Fazemos questão de mostrar que há pessoas em oração por elas e suas famílias. Todos os brinquedos doados foram novos e fruto da contribuição dos paroquianos, que participam com muito carinho”, relata.

O voluntário destaca ainda a parceria entre a pastoral e o hospital. “Temos uma relação muito próxima com a equipe do HRSM. Toda sexta-feira fazemos visitas, missas e momentos de oração. É uma troca muito bonita, de fé e acolhimento. O Dia das Crianças foi mais uma oportunidade de espalhar amor e esperança”, completa.
Com sorrisos e abraços, a ação transformou a rotina hospitalar em um dia de alegria e mostrou que a solidariedade também é parte importante do cuidado com a saúde.


