Homenagem: profissionais do Hospital de Santa Maria ganham mudas de plantas


13/07/2020 - 16h14

Itens doados pela Novacap foram entregues hoje (13)

Nesta segunda-feira (13), profissionais que atuam no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foram homenageados pela atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Eles receberam 350 mudas de plantas doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em uma iniciativa chamada Plantando Sorrisos. Entre as espécies de plantas havia gravatinha (clorofito), cravo anão, gerânios, érica roxa e perpetua.

“Agradecemos pela iniciativa da Novacap que doou essas plantas em reconhecimento ao trabalho incansável dos nossos profissionais que estão trabalhando diuturnamente para salvar vidas”, ressaltou o superintendente operacional do HRSM, Ubiraci Nogueira, ao parabenizar a Novacap.

O HRSM é referência no atendimento à casos de covid-19. A unidade possui a maior parte de leitos abertos pelo IGESDF. Primeiro, foram entregues 40 de UTI com ventiladores, no quinto andar, com recursos do próprio hospital.

Depois, também com recursos do próprio hospital, mais 36 leitos foram abertos – divididos entre 20 de cuidados intermediários com respiradores e 16 de retaguarda com oxigênio – em parte do ambulatório, em uma área que foi isolada para funcionar como pronto-socorro para COVID-19.

Posteriormente, foram contratados 50 leitos de UTI com respiradores que são operados pela empresa Domed. Há, ainda, 45 leitos de enfermaria em pleno funcionamento abertos com recursos próprios.

Texto: Ailane Silva/Agência IGESDF
Fotos: Davidyson Damasceno/ Agência IGESDF