Hospital de Base: 21 mil atendimentos fonoaudiológicos em 2021

Balanço de atendimentos é comemorado em razão do Dia do Fonoaudiólogo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

De janeiro a novembro de 2021, a equipe do Serviço de Fonoaudiologia (SEFON) do Hospital Base (HBDF) realizou 21.071 atendimentos nas enfermarias, unidades de terapia intensiva (UTI), pronto-socorro e nos ambulatórios de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia e endoscopia respiratória. O balanço foi divulgado pelo setor nesta quinta-feira (9), em celebração ao Dia do Fonoaudiólogo.

No HBDF, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), o serviço foi criado na década de 80 e, atualmente, está vinculado à Gerência Multiprofissional (GEAMU). É composto por uma equipe especializada de profissionais responsáveis pelo cuidado, avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológica. São atendidos os pacientes que estão internados ou fazem acompanhamento ambulatorial no HBDF, nas áreas de linguagem, voz, audição, disfagia e motricidade orofacial.

Entre esses pacientes, muitos são traqueostomizados (com dispositivo localizado no pescoço para facilitar a respiração) ou fazem uso de sondas de alimentação (dispositivo localizado no nariz que leva a alimentação direto ao estômago).

Por isso, os profissionais atuam de forma direta no processo de reabilitação, em conjunto com a equipe multiprofissional, participando do processo de devolver aos pacientes a alimentação pela boca de forma segura (sem que ocorram engasgos) e restabelecer a fala por meio do processo de adaptação de válvula fonatória na traqueostomia ou pela decanulação (retirada da traqueostomia, quando indicado).

Reportagem: Ascom IGESDF

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72