No mês de maio, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) atingiu um marco histórico com 1.230 cirurgias realizadas, o maior número mensal já registrado desde a sua inauguração. Este feito notável se destaca pelo processo de melhoria contínua que o hospital vem passando, e com certeza o trabalho incansável e o comprometimento de seus colaboradores foram fundamentais para esse resultado.
Desde agosto de 2023, o HBDF implementou o Projeto Lean no Centro Cirúrgico, focado no aperfeiçoamento de processos para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios. Em oito meses, este projeto resultou em um aumento de 16% na quantidade de cirurgias realizadas e uma redução de 25% nas cirurgias canceladas.
A anestesiologista responsável pela coordenação assistencial do Centro Cirúrgico (COASS), Nadja Gloria Correa Graça, em parceria com a gerência de serviços cirúrgicos (GESEC), a chefia de enfermagem de núcleo – Centro Cirúrgico e CME, as chefias de equipes cirúrgicas, a chefia da anestesiologia e os demais gestores assistenciais e operacionais, foram figuras-chave na conquista deste recorde, apoiando as mudanças e melhorias no processo cirúrgico.
O médico e superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, destacou a importância das ações promovidas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), como a ativação de salas cirúrgicas, reposição de profissionais, a regularidade no fornecimento de medicamentos e insumos, e a mudança no modelo de funcionamento do Centro Cirúrgico. “Estas ações foram importantes para reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias,” afirmou o superintendente.
A equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização, lideradas pelas enfermeiras Elida Ferreira e Tatiane Nunes, desempenharam papéis importantes na conquista deste resultado. O compromisso de toda a equipe foi essencial para aumentar a produtividade diária do setor, com a otimização da logística para o giro de sala e adequação da rotina diária, garantindo que o preparo e a disponibilidade das salas cirúrgicas e transporte dos pacientes fosse mais ágil. Com isso, o fluxo de pacientes nas salas de cirurgia melhorou significativamente, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente a todos que necessitaram de intervenções cirúrgicas.
“Foi um grande desafio coordenar toda a logística, mas ver o resultado positivo e o impacto direto na vida dos pacientes é gratificante,” afirmou Elida Ferreira.
O corpo diretivo do HBDF agradece a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, na execução das 1.230 cirurgia, refletindo de forma positiva nas famílias que tiveram um alento ao ver seus familiares com os procedimentos realizados. Destacaram a profunda gratidão a todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões, anestesiologistas, residentes, maqueiros, equipe operacional e administrativa, que se envolveram e se dedicaram aos pacientes. E ressaltaram: “não é sobre números, é sobre vidas salvas!”
Resultados comparativos
Conforme os números do relatório Business Intelligence – BI extraídos do Soul MV, nos primeiros cinco meses de 2024 foram realizadas 5.560 cirurgias, em comparação ao mesmo período de 2023, foram realizados 4.540 procedimentos cirúrgicos, evidenciando um aumento significativo de 1.020 cirurgias. Este crescimento reflete não apenas a eficácia do sistema, mas também o compromisso do IgesDF e do HBDF na melhoria contínua do atendimento à população do Distrito Federal.
Essa conquista retrata o trabalho coletivo e a dedicação dos profissionais capacitados e comprometidos, que acreditaram no projeto e trabalham arduamente para proporcionar atendimento de qualidade e segurança aos pacientes. Como ressaltou a Dra. Nadja, “cada membro da nossa equipe, desde os médicos até os profissionais de apoio, desempenharam um papel fundamental para garantir que pudéssemos atender tantos pacientes com a qualidade e a humanização que eles merecem. Este resultado só foi possível graças à dedicação, ao esforço coletivo e à paixão que todos colocam diariamente em seu trabalho. Continuaremos a nos dedicar para melhorar ainda mais, garantindo que todos que passam por nosso Hospital recebam o melhor cuidado, com a melhor experiência,” conclui a médica.