SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Hospital de Base começa a montar novos leitos de UTI covid-19

Equipe de montagem entra em ação para entregar, ainda nesta terça (16), 20 leitos para atender vítimas do coronavírus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ailane Silva

Está em ritmo acelerado a montagem de toda a estrutura necessária para abrir mais 20 leitos de UTI covid-19 no Hospital de Base (HB). Ainda no início da manhã desta terça-feira (16), uma força-tarefa de trabalhadores entrou em ação para instalar leitos com equipamentos, entre eles, ventiladores mecânicos, monitores e aparelhos para quem precisa de hemodiálise. A expectativa é que, ainda nesta tarde, os leitos montados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal estejam prontos para receber pacientes graves.

Força-tarefa no Hospital de Base para entregar rapidamente os novos leitos de UTI

“Estamos fazendo o possível para entregar os leitos o mais rápido possível”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Petrus Sanchez. “Esses leitos são de fundamental importância porque vão atender pacientes em estado mais críticos.” Sanchez lembrou que a oferta de 100 novos leitos — 80 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e 20 no HB —, foi anunciada no sábado (13) pelo governador Ibaneis Rocha.

A ação é monitorada por Gilberto Occhi, novo diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra a unidade. “O Hospital de Base é referência para pacientes graves, como aqueles que fazem tratamento oncológico e com imunidade baixa”, ressaltou Occhi.

Segundo ele, o HB já conta com 41 leitos para pacientes com covid, sendo 20 de UTI e 21 de unidade de cuidados intermediários (UCI). Dispõe ainda, no sétimo andar do prédio, de mais 14 leitos de enfermaria para pacientes em recuperação da covid-19.

Mais leitos

Começaram também a ser montados 80 leitos de UTI no HRSM, outro hospital gerido pelo Iges. Até a manhã de hoje (16), a Sala de Situação apontava que 70 pacientes estavam recebendo assistência nos leitos. Outros 10 ainda estavam bloqueados e devem ser liberados em breve.

Para disponibilizar 40 vagas no primeiro andar do Hospital de Santa Maria, as equipes aceleraram os trabalhos para montar a infraestrutura necessária. Outros 40 leitos foram remobilizados no quinto andar, estrutura que já tinha sido usada na primeira onda da pandemia do coronavírus, mas que, com a redução da taxa de ocupação, voltou a receber pacientes com outras patologias.

Veja vídeos desta manhã (16) da montagem de novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital de Base:

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72