Hospital de Base: paciente com câncer ganha festa no 100º aniversário

Comemoração para a idosa que luta contra o câncer de mama também foi uma forma de homenagear as mulheres

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A longa vida e o exemplo de coragem para enfrentar o câncer de mama estão entre os principais motivos para que a equipe de enfermagem de Oncologia o Hospital de Base do DF (HBDF) preparasse uma festa surpresa para celebrar os 100 anos de vida da paciente Hercília Capilé da Rosa nesta terça-feira (8). O aniversário, oficialmente comemorado no dia 10 de março, foi antecipado para também representar uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

“A iniciativa foi da equipe de enfermagem da Oncologia do Hospital de Base, que no ano passado comemorou os 99 anos da dona Hercília e, como não é todo dia que vemos uma comemoração dessas, esse ano também foi uma forma de homenagear as mulheres, porque ela representa para nós um exemplo de fortaleza e superação”, disse a chefe do Serviço de Enfermagem de Oncologia, Luciana Cristina Spirito Rossi.

“Estou muito, muito feliz pela atenção de vocês todos aqui”, comemorou a paciente. Hercília é aposentada, sem filhos, mas foi casada por 62 anos, até que ficou viúva. Ela faz parte de uma família de 18 irmãos e, só em Brasília, possui 44 sobrinhos que se revezam para cuidar dela.

Desta vez, quem estava acompanhando a paciente era a sobrinha Betânia Capilé Ellery, 64 anos, que trabalha como dermatologista. “Ela vem fazendo esse tratamento há dois anos, sempre contando com muito carinho e envolvimento da equipe toda. Todos tratando ela muito bem. Todas as marcações de consultas são feitas e os atendimentos realizados. O atendimento é muito bom tanto de eficácia do tratamento, quanto do acolhimento de todos da enfermagem. Somos muito agradecidos ao IGESDF.

De acordo com a chefe do Serviço de Enfermagem de Oncologia, 850 quimioterapias são feitas por mês na Sala de Quimioterapia do Hospital de Base, que conta com 12 leitos. Para ter acesso ao serviço, os pacientes são inseridos na fila do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF.

 

Reportagem: Ailane Silva

Edição: Renata Nandes

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72