Hospital de Base realiza treinamento para residentes de enfermagem


21/05/2020 - 17h27

A ação garante mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes

Com uma intensa programação, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) realizou ontem, no Hospital de Base (HB), o treinamento de 15 residentes em enfermagem que vão trabalhar no Centro Cirúrgico.

Na ocasião, os residentes que participaram do curso conheceram as ferramentas utilizadas pelo IGESDF, os formulários e as metas do instituto. Mas, sobretudo, foram treinados para manusearem os suportes ventilatórios, paramentação e desparamentação, manejo de corpos de pessoas acometidas pela covid-19 e se informaram sobre o Protocolo Institucional criado para lidar com a pandemia.

Conforme destaca o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa, o curso dá continuidade ao compromisso do instituto em promover o conhecimento e capacitar seus colaboradores, de forma a garantir melhor qualidade no atendimento à saúde dos pacientes.

“A nossa ideia é que os colaboradores tenham total segurança na hora de realizar qualquer procedimento. E, a partir desses treinamentos, podemos ter mais confiança de que nossos profissionais estarão preparados para a prestação de uma assistência adequada”, avalia o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa.

A gerente de enfermagem do HB, Thais Ribeiro, responsável pela programação, explicou que os residentes permanecerão em diversas escalas no hospital até o final do mês de julho e esse treinamento será feito para todos os grupos.

“Esse projeto será aplicado a todos os residentes de enfermagem que iniciarem suas atividades no Hospital de Base justamente para que os fluxos e protocolos sejam conhecidos. Com o apoio do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) pretendemos que os alinhamentos sejam feitos de forma homogênea para que o serviço seja ainda mais qualificado”, destacou.

Texto: Mara Moreira/Ascom IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF