Hospital de Santa Maria realiza 12 mil procedimentos bucais em 2020


25/10/2020 - 12h59

Os números positivos são comemorados pelo Iges-DF ao parabenizar os profissionais de odontologia no Dia da Saúde Bucal

Davidyson Damasceno
HRSM oferece diversos tipos de tratamento aos pacientes

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia do Covid-19, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), realizou neste ano cerca de cinco mil consultas e 12 mil procedimentos odontológicos. Com esses números, a direção do instituto parabeniza, neste 25 de outubro, quando se comemora o Dia da Saúde Bucal, todos os seus colaboradores da área odontológica bem como as equipes envolvidas na oferta de uma odontologia de excelência.

A pandemia exigiu dos colaboradores do hospital esforços redobrados para prestar os serviços. Foi preciso, inclusive, readaptar a estrutura odontológica do HRSM para oferecer espaço exclusivo de atendimento aos contaminados pela Covid-19. “O Iges-DF vem realizando um trabalho de força-tarefa para suprir as demandas estruturais, repor recursos humanos e adquirir equipamentos e insumos, visando garantir o atendimento seguro tanto aos profissionais quanto aos pacientes”, ressaltou Nelcy Vilarinho, chefe substituta do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM.

REFERÊNCIA EM ODONTOLOGIA

Considerado modelo no atendimento odontológico e em cirurgia bucomaxilofacial, o HRSM conta com uma equipe clínica especializada e competente, composta por diversos profissionais, entre cirurgião dentista, técnico em saúde bucal, administrativo e residentes multiprofissionais. “A atuação desses colaboradores dentro do hospital é de suma importância para o controle de focos infecciosos de origem dentária ou bucal”, destaca Nelcy Vilarinho.

Outra referência do HRSM no DF é a cirurgia bucomaxilofacial, com atendimento ambulatorial, em caráter de emergência, a pacientes politraumatizados. Nessa área, o carro chefe do atendimento do HRSM é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde o paciente tem assistência completa, inclusive a nível hospitalar. Os serviços vão desde a promoção de saúde bucal até ao diagnóstico precoce de câncer bucal.

O CEO do HRSM oferece também o atendimento em estomatologia, periodontia, cirurgia oral menor, endodontia, além de contar com uma estrutura hospitalar para a realização de cirurgias, inclusive as ortognáticas, que corrige assimetrias na face. O hospital dispõe ainda de um Centro Radiológico para melhor diagnóstico no caso de tratamento odontológico hospitalar e intensivista.

Reportagem: HELENA CIRINEU – Ascom/Iges-DF
Foto: Davidyson Damasceno -Ascom Iges-DF