HRSM faz homenagem a quem atuou na linha de frente contra a covid-19

Enfermeiros e técnicos em enfermagem receberam certificados. De março até dezembro, foram mais de 16 mil atendimentos

Ederson Marques
29/12/2020 - 16h27

O fim de ano foi de homenagens no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Ao todo, 117 colaboradores da unidade foram agraciados nesta terça-feira (29) com certificados por atuarem na linha de frente contra o coronavírus. Um café da manhã especial teve a entrega presencial dos documentos de honra ao mérito a 68 desses profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Colaboradores receberam café da manhã

A ala de unidades de terapia intensiva (UTI), que ocupa o 5º andar do HRSM, estava atendendo de forma exclusiva os pacientes com Covid-19 até 20 de novembro. O Pronto Socorro Covid, no entanto, continuou funcionando. E, entre março e hoje, foram realizados 16.200 atendimentos.

O chefe do Núcleo de Enfermagem da Emergência, Kelvin Mendes de Andrade, mostrou-se satisfeito com o resultado do trabalho. Segundo ele, é inspirador ver tanta gente se dedicando para que outras pessoas se recuperassem. “Você olha aquela movimentação e vê tantos colaboradores que poderiam estar em casa, mas que decidiu estar ali cuidando dos outros num momento tão delicado”, relatou. “Sou muito grato a todos por tudo que fizeram”, concluiu.

Durante a pandemia, a Secretaria de Saúde designou o HRSM como o segundo local de referência para a covid-19 em Brasília, depois do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Isso fez com que a procura pela unidade aumentasse e o Iges-DF conseguiu responder à altura todos que buscaram ajuda no HRSM.

Novo cenário

A possibilidade de uma segunda onda de Covid no DF já foi tratada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Para se preparar, o HRSM vai reconverter 40 leitos de UTI para tratamento da doença. Além disso, segundo o superintendente do hospital, Willy Pereira Filho, a Unidade de Cuidados Intermediários ganhará mais 10 leitos. “Nosso pronto socorro covid não parou e nem vai parar”, garantiu. “E, pela primeira vez, o HRSM vai virar referência integral no tratamento. É um orgulho para todos nós, colaboradores”, informou.

Entrega dos certificados foi realizada no auditório do HRSM

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br